Photo by Jordy Meow (https://unsplash.com/@tigroumeow)

Falar é fácil, difícil é inovar

Quando trabalhou em algum projeto realmente inovador?

Matheus Moura
Aug 14, 2017 · 2 min read

Acho lindo quando ouço a palavra “inovação”. É uma palavrinha fácil na boca de muita gente. Dizer que inova é vendedor, é arrojado. Ainda mais quando a palavra inovação está na mesma frase que empreendedorismo. Uau! Dizer isso faz qualquer um parecer (e se sentir) o “top das galáxias”.

Entretanto, vejo muitos empreendedores de Facebook, com seus vídeos “grátis” com 10 dicas imperdíveis sobre qualquer assunto, vendendo inovação como se fosse um insight, uma iluminação. Basta “pensar fora da caixa” e voilá: inovação.

A superficialidade com que o tema é tratado, me fez pensar na minha própria realidade: quando trabalhei em algum projeto realmente inovador?

A resposta é fácil: nunca.

É vergonhoso admitir isso, mas é verdade.
Com certeza, trabalhei em projetos bem legais, bonitos, funcionais e que trouxeram satisfação ao cliente com também para mim, porém, não posso dizer que eu tenha feito algo novo, inédito, algo que mudou algum paradigma ou algo que tenha transformado a abordagem de determinado assunto.

Inovação é um processo criativo, transformador, que promove ruptura paradigmática, mesmo que parcial, impactando positivamente a qualidade de vida e o desenvolvimento humano. (link)

Apesar de diversas empresas e pessoas brandarem aos 4 ventos quão inovadoras são, muitas vezes estão apenas reembalando ideias manjadas e vendendo com preço gourmet.

Inovação não é apenas ter uma boa ideia, é tornar essa ideia viável de forma que atenda os anseios do consumidor. É pesquisar e desenvolver para que a energia seja focada na resolução do problema. É avaliar os processos e metodologias de produção. É analisar o impacto desse produto no mercado para saber se realmente é inovador.

Todo esse processo leva tempo, dedicação e exige investimento.
Quando o oportunismo dá as mãos com a preguiça, a inovação morre.
Por isso que é muito mais fácil vender a ideia de inovação do que inovar efetivamente.

Não existe inovação de 5 minutos.
Não existe inovação sem esforço.
Você não é inovador apenas por ter uma ideia. Todos temos ideias.

Seje menos. Inove mais.

PS: Se alguém trabalha em um projeto inovador e precisa de uma mãozinha, estou a disposição :)



NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Thanks to New Order - Redação

Matheus Moura

Written by

Versado nas artes ocultas do inconformismo passivo e protesto indoor. Insatisfeito e inatleta. Designer, diretor de arte, sem noção.

NEW ORDER

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade