Faustão, o rei da internet

Como alguém que representa tão pouco do espírito da internet pode fazer tanto sucesso nela?

O Faustão é o tipo de pessoa que não precisa de introdução. Não dá pra imaginar o Sr. Fausto Silva em um rolê com os amigos tendo que explicar para um desconhecido que ele é apresentador de TV na maior rede de televisões da América Latina…Não. TODO MUNDO CONHECE O FAUSTÃO!

Mas, como alguém que tem como principal — e única — plataforma para se comunicar a televisão, que possui cada vez menos apelo entre jovens e adultos em um programa claramente feito para um modelo de consumo de mídia de pelo menos uns 20 anos, consegue inspirar tantos memes e outras formas de arte na internet?

O “Efeito Faustão“

Não faz sentido, o Faustão não deveria ser uma referência tão relevante para os jovens. Mesmo assim, ele é. Talvez seja aquele sorriso. Aquele maldito sorriso…

Mas, o Faustão não é apenas um sex symbol, ele é um fruto do império da comunicação que reina sobre nós há mais de 50 anos. E seus memes, vídeos, fanfics e aplicativos atestam o poder e impacto que essa mídia ainda tem sobre nós, mesmo que não saibamos.

Acredito que tão importante quanto comer, dormir e transar, é comunicar-se. E não tô pensando de forma Darwinista, da comunicação como forma de organização para a sobrevivência. Tô pensando na comunicação como uma maneira de suprir um desejo inerente à nossa existência, de sociabilizar, de sentir-se compreendido.

E, quando fazemos ou compartilhamos conteúdo, estamos nos comunicando através de símbolos . Portanto, quando o Faustão torna-se uma referência comum entre nós, ele deixa de ser apenas um homem extremamente sexy, para ser também parte da nossa própria cultura e das nossas experiências compartilhadas.

Mas por que o Faustão?

Bem, não existe nada que justifique objetivamente o mérito de alguém para se alcançar o status de símbolo cultural. Nos EUA, por exemplo, a Kim Kardashian não possui nenhuma habilidade especial, que há separa das demais, mas isso não a impediu de rentabilizar sua influência como ninguém e tornar-se uma mulher extremamente rica e popular.

Mesmo no Brasil, a figura da Gretchen, por exemplo, ressurgiu das cinzas graças ao acolhimento de sua imagem pela comunidade LGBTQ+, por nenhuma razão específica.

Mesmo assim, no caso do Faustão, acredito que podemos colocar pelo menos 2 importantes fatores que o ajudaram a cair nas graças da internet”.

  1. O Faustão é apresentador na maior rede de televisão do país há mais de 28 anos! Ou seja, há quase 3 décadas ele se apresenta praticamente todo domingo para boa parte da população.
  2. A televisão como mídia foi desenvolvida desde sua criação para levar conteúdo para famílias dentro de suas casas. Isso quer dizer que, diferente do computador ou celular, a tecnologia sempre funcionou como uma experiência coletiva. Como consequência, símbolos comuns à pais, avós, jovens e toda uma nação tiveram muito mais chance de se perpetuar (cultura de massa).

Por trás do Faustão

Então, quando usamos memes do Faustão para nos expressar, estamos evidenciando o poder da cultura de massa não apenas para pautar nossas conversas (“você viu a Dança dos Famosos na última semana?”), mas também para moldar a própria maneira como nos comunicamos (tipo quando alguém fala “oloco meu”).

Por outro lado, o meme também tem uma característica subversiva na comunicação, como já escrevi aqui na minha introdução aos memes, porque ele se apropria destes símbolos da cultura de massa para atender a objetivos individuais.

Por exemplo, eu posso usar uma imagem do Faustão totalmente fora do seu contexto original para expressar — durante a Copa do Mundo — o fato de que por trás da minha torcida pela seleção brasileira, ainda existe um trauma com o 7 a 1 que tomamos da Alemanha.

Dizem que quando você descobre o truque por trás da mágica, parte da magia se perde. Bem, no meu caso isso não aconteceu. Apesar de todas as forças culturais que se entrelaçam em um simples meme, especialmente do Faustão, eles continuam hilários para mim. Espero que a magia do Faustão continue funcionando para você também! 😄