Jean Souza
Jul 20 · 3 min read

O futuro é privado.

Essa foi a frase mais dita por Mark Zuckerberg e pelos principais executivos do Facebook no F8 de 2019. E eles não estavam brincando, né?

Na última quarta-feira (17), o Facebook retirou o contador de likes do Instagram. Mas veja bem, os likes não foram banidos, a diferença é que, agora, eles só podem ser vistos pelo creator do post.

SUNMI — Noir

Conforme a plataforma, a mudança foi pensada em prol da saúde mental dos usuários. Esse discurso se reforça com o argumento sobre o foco ser no conteúdo, no relacionamento, na mensagem, e não na quantidade numeral.

SUNMI — Noir

Um discurso lindo e que pode até ser verdade, mas sabemos que não foi o fator decisivo e muito menos o único. Certo, Zuck?!

O Facebook é uma empresa com ações na bolsa, e isso pode ser resumido em uma sigla: ROI. Além disso, não foi “ontem” que a empresa anunciou que diminuiria a visibilidade de publicações orgânicas (o que fez com que as empresas obrigatoriamente investissem mais em mídia e anúncio)?

Pois é!

A mudança no Instagram está, também (ou principalmente), ligada à receita perdida — quando uma empresa deixa de comprar mídia na plataforma para contratar um influencer, por exemplo.

Provavelmente, o Facebook analisou o cenário de competição dos instagrammers com seus anúncios. Pense bem: ao invés de comprar mídia, a empresa investe em um influenciador que utilizará, gratuitamente, o Instagram para divulgar seu produto. Sacou?

Obviamente, vários fatores interferem nesse cenário, já que os influenciadores também atraem usuários para a plataforma, movimentam-na com conteúdos, etc., mas não significa que a competição comercial não exista.

Ou seja, toda e qualquer decisão, especificamente em empresas com bruto alcance, tem viés respaldado em ganho, venda, d-i-n-h-e-i-r-o.

Por falar neles, como ficam os influencers?

SUNMI — Noir

Sabemos que existem métricas muito mais importantes que curtidas. Alcance, compartilhamento, comentários, saves, e por aí vai…

SUNMI — Noir

Likes nada mais são que métricas de vaidade e, agora, com essa nova diretriz, o Instagram possibilita que todo e qualquer usuário — pessoa física ou empresa — se prove como conteudista relevante, e não apenas um acumulador de curtidas.

E aí, o que achou da mudança?

Encontre o autor também nas redes sociais Instagram e Twitter.

SUNMI — Noir

Créditos nas imagens: https://youtu.be/CNeNwplE_aw

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Jean Souza

Written by

Redator publicitário, especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais, sagit-ariano, apaixonado por musicais e k-pop. | 🐦📸 @timpzinho .

NEW ORDER

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade