JN coloca Alckmin contra a parede

Fernanda Bárbara
Sep 1, 2018 · 2 min read

O Jornal Nacional da Rede Globo está fazendo uma série de entrevistas onde discute a candidatura dos principais candidatos às eleições presidenciais que acontecem em outubro de 2018.

Depois de entrevistar Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, foi a vez do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, candidato pelo PSDB, que deixou seu mandato para concorrer à vaga de presidente do Brasil, ser sabatinado pelo programa.

Entre os assuntos abordados no telejornal, discutiu-se acusações de corrupção dentro do PSDB, a convivência do governo do Estado de São Paulo com o Primeiro Comando da Capital, o PCC; as coligações da candidatura de Alckmin com o centrão fisiológico, onde figuram 41 políticos investigados pela Lava Jato e a manutenção de Aécio Neves em seu partido, mesmo com imagens comprometedoras do tucano, flagrado em gravações pedindo dinheiro à empresa JBS.

Para quem esperava que Alckmin, apontado como um dos favoritos das “forças do mercado” para assumir a presidência, seria tratado de maneira mais cortês, surpreendeu-se com a chuva de ataques que o candidato enfrentou. O JN, que iniciou sua sabatina com Ciro Gomes, dando pouco espaço para o candidato falar, também colocou Geraldo Alckmin em maus lençóis.

O que se viu foi um Alckmin visivelmente constrangido, como poucas vezes havíamos visto na TV brasileira, confrontado e com cada falha de seu governo exposta, como o atraso nas obras dos metrôs de São Paulo, o apoio do partido a Aécio Neves, o fato de o PCC mesmo com líderes presos comandar o crime organizado das cadeias de São Paulo ou a falta de transparência e fiscalização na área da saúde com os contratos do governo do Estado com organizações público-privadas, as OSs.

O candidato que já foi peso-pesado da política brasileira, disputando o segundo turno com Lula em 2006, e 3 vezes governador de São Paulo, hoje em dia conta com apenas 7% das intenções de voto, menor apoio já registrado nas candidaturas do PSDB em 30 anos e agora atrás de Marina Silva e Ciro Gomes, que se revezam no terceiro lugar, dependendo da pesquisa. Resultado também de um partido que vem se desgastado politicamente com acusações de corrupção e que não conseguiu apresentar novidades ao debate público brasileiro. O tucano sai nocauteado do Jornal Nacional e parece já não ser capaz de despertar mais o interesse público.

Alckmin é o candidato que mais dispõe de tempo de TV graças às coligações com o "centrão", portanto resta saber se o vai conseguir convencer os eleitores, que atualmente declaram ter a corrupção como principal preocupação, a votar em um candidato que tem em seu time o mesmos velhos quadros da nefasta política brasileira, além de acusações que pesam sobre ele próprio.

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Fernanda Bárbara

Written by

Formada em jornalismo, especializada em Estudos Políticos e Mestranda em Governo vivendo em Buenos Aires fbarbara347@gmail.com

NEW ORDER

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade