Texto por Cássio Aguiar — CEO e Founder TRENDR

Karol Conka bate a poeira em manifesto que celebra diversidade da nova Malhação

Vídeo faz parte da campanha digital criada por 20 jovens para o lançamento de ‘Malhação — Viva a Diferença’

“Negro, branco, rico, pobre / O sangue é da mesma cor / Somos todos iguais / Sentimos calor, alegria e dor”.

O tema de abertura de Malhação — Viva a Diferença é “Bate a Poeira”, música sugerida por Cao Hamburger, autor desta temporada. Interpretada por Karol Conka, no mínimo nos convida para bater a poeira de velhos hábitos e preconceitos que carregamos no dia a dia. A gente já sabe que quando Mamacita canta todo mundo canta junto, mas a pegada da vez foi recitar a letra deste hino, escrito por Karol Conka, Nave, Gee Rocha, Laudz e Zegon. O resultado desta produção você confere no final deste texto, na Globo Play ou no canal da emissora no YouTube.

Masssssss, primeiro vamos contar sobre como aconteceu a construção desta abertura fantástica par a nova temporada da série❤

Reprodução/ Manifesto Malhação — Viva a Diferença

É interagindo com a multidão, em espaços públicos e descobrindo novos caminhos que os jovens são embalados pela música interpretada por Karol Conka. E para a artista, carregar o reconhecimento de ter uma música sua em uma abertura de novela deve ser encarada com muita responsabilidade.

Para falar de igualdade a gente tem que ser leve, porque de ódio e violência o mundo já está cheio. — Karol Conka

O convite, segundo ela, “chegou de surpresa” mas destaca que para falar de igualdade tudo precisa ser muito leve e, para isso, mudou algumas batidas da sua música original: “a letra é a mesma, eu só deixei o jeito de cantar mais suave e com um beat mais fresh”. Karol Conka ainda conta que se arrepiou com o roteiro por “ter cinco protagonistas contando histórias que acontecem na vida real de uma maneira leve e desconstruída”.

A cidade — desta vez ambientada em São Paulo — faz parte do cotidiano do jovem em uma troca contínua do movimento urbano. #VivaADiferença traça um paralelo entre o universo Macro — que compõe as cidades — e o Micro — que compõe as individualidades construídas no dia a dia de cada pessoa. É nesta mistura de imagens abertas e ângulos fechados que todos celebram a diferença nesta nova temporada da série.

Foi pensando em representar a realidade de quem está inserido em tudo que acontece ao seu redor que o vídeo foi produzido. Abordando aqueles que convivem com as diferenças e, ao mesmo tempo, imprimem seu repertório pessoal nesta construção da vida em cada interação com o ambiente, que este material desenvolvido por 20 jovens, participantes do projeto Globo Lab da Rede Globo, se destacou pelas iniciativas que mostram a diversidade completa, que agrega e faz bem.

Para arrematar a entrevista, Mamacita traz um recado sobre diferenças que queremos gravar na vida de quem acredita que #SuaDiferençaNosFazBem:

Viva a diferença soa como libertador. É diferente de dizer “seja diferente, eu aceito sua diferença”. É viver a sua e a do próximo. É libertador! — Karol Conka

Vídeo Manifesto/ Malhação — Viva a Diferença

‘Malhação: Viva a Diferença’ é concebida por Cao Hamburger e dirigida por Paulo Silvestrini. Confira a abertura oficial: