Matar em um só golpe

Ikken Hissatusu [一拳必殺] é um termo que deve ser conhecido por qualquer praticamente médio de arte marcial de configuração nipônica, especialmente no karate-do tradicional shotokan e no ken-do. Significa “matar com um só golpe” ou “um punho, morte certa”.

É um estratagema interessante. Em resumo extremo, você deve treinar para anular seu agressor/adversário com um golpe só. Não há segundo golpe. Há o fim.

Parece simples demais, e a simplicidade faz com que muitos não saquem direito a parada, não entendam corretamente a sua aplicação, que vai além da luta em si, vale para a vida toda.

Trabalhe a eficiência máxima e cada oportunidade para avançar como se não houvesse amanhã. Falhou? Faça o mesmo para o próximo movimento e assim siga para frente. É um continuum.

Alguns pensam que é se preparar e aproveitar o momento certo e desferir uma única tacada certeira. Não é. É transformar qualquer oportunidade em momento certo e aproveitar o momento ao máximo.

E se não der certo? Está vivo? Então despreze o erro e aproveite a próxima oportunidade. Vida e morte, moto-perpétuo, simples assim.

Intenção. Atitude. Foco. Ação. Intenção. Atitude. Foco. Ação.

Like what you read? Give Alex Piaz a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.