Matheus Graciano
Apr 4, 2018 · 2 min read

Há bastante tempo, decorei um desses ditados populares que pretendem ser definitivos. Ele dizia quepessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas normais falam sobre coisas e pessoas medianas falam sobre pessoas”.

2018 © Matheus Graciano / matheusgraciano.com.br

A cada vez que me vejo dentro dessas situações, é inevitável não lembrá-lo. Fico pensando seriamente na pessoa que está se expressando sobre isso.

As redes sociais estão cada vez mais limitadas às mídias digitais. Ter muitos contatos e poucos relacionamentos já é lugar comum. E junto à essa limitação, aparecem os enganos e desencantos, especialmente daquelas pessoas que conseguem enxergar numa simples postagem alheia uma série de indiretas para si.

Com exceção de quem sabe se autopromover, boa parte daqueles que se superexpõem nas redes fazem por baixa autoestima, solidão ou dificuldade de relacionamentos. Dessa forma, o buraco negro aberto no peito suga todo tipo de matéria que acredita-se ser contra si.

Infelizmente, não é incomum ver pessoas se incomodando com publicações de alguns dentre centenas de contatos. Algumas se acham tão importantes que sentem-se seriamente atacadas com publicações que, em nenhum momento, foram construídas para si. Mesmo se o emissor tiver sido aquele ser humano que há tempos não te diz um “olá”.

Você é importante, mas nem tanto assim

Há poucos dias, fiz o download das minhas informações no Facebook. Depois de uma bela revisada, fiquei feliz pelo meu eu de 10 anos atrás ter tomado a decisão lúcida de expor apenas o que falaria ao vivo a um outro.

Tudo o que li de minhas informações e postagens passadas podem até ter incongruências, mas são reflexos da época. Qualquer linha de comentário poderia ser sumariamente descartada que ninguém daria falta.

Precisamos ser vigilantes no processo de não nos acharmos o centro do mundo. Não somos o foco de atenção do universo. Muita das vezes, aquela postagem mal-criada do amiguinho, nem por 1 segundo foi direcionada a você . Às vezes, ele só está num mal dia, e resolveu desabafar nas redes sociais, alimentando mais um anunciante de dados.

A não ser que vocês tenham criado uma “antipatia online”.

Fique atenta, fique atento. Mesmo que tudo envolva pessoas, fale mais sobre ideias. Tenha-as como prioridade, mesmo que elas envolvam coisas ou outras pessoas. Afinal, tem muita gente que percebe mediocridade no cheiro.

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Thanks to New Order - Redação

Matheus Graciano

Written by

Mais um sapiens convivendo temporariamente no planeta terra. matheusgraciano.com.br | Para trabalhos, fale com a Caffifa.com.br.

NEW ORDER

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade