O novo algoritmo Zuckerberg

O algoritmo vem sofrendo alterações desde janeiro, de acordo com Zuckerberg o facebook se tornaria um ambiente familiar e local.

Qual o pensamento do empresário? Fazer com que o feed seja um ambiente seguro e com informações locais, para aproximar aqueles da mesma sociedade. Anteriormente o feed era atualizado para aparecer a ultima postagem de algum amigo, não mais! E isso implica no uso em que cada um tem na rede.

Pode ser uma jogada política? Com certeza! O facebook se tornou lugar de divulgação de informações, se tornou lugar de ensino. Debates acalorados, posicionamentos sociais, políticos, ideológicos e claro nossos famosos memes. Com esse algoritmo, não importa a quantidade de amigos, chega ao nosso alcance apenas postagens alinhadas com aquilo que costumeiramente engajamos.

facebookbrand
Logo, se você não gasta um tempo significativo na rede, não terá contato com a maior parte de seus amigos.

Amizade física e virtual

Se assim como eu, na rede você tem poucos amigos da mesma cidade, devido a afastamentos e cortes com pessoas toxicas, deve também conhecer muitos amigos de longe, pessoas que se identifica em alguma área e eles estão ali.

Só que esse ponto não se encaixa com o discurso bonzinho de Zuckerberg.

Deixar no feed uma cota limitada de postagens é um erro, isso exime postagens que discordam de você. Essa é apenas mais uma barreira para o desenvolvimento crítico e nos deixa, definitivamente, em uma bolha.

O facebook manipula não só pelo efeito psicológico, mas também no sentido intencional.

Noticias confiáveis? Dentro do contexto midiático brasileiro, isso é uma piada! Bem estar? Diminuir a quantidade de publicações que você verá no SEU feed, não é bem estar é CONTROLE! Promover noticias de fontes locais? Localmente falando temos todas as informações necessárias, por isso a internet veio trazendo informações de lugares inalcançáveis sem ela.

Não vejo sinceridade nessa argumentação, isso é anti democrático! E a limitação para compartilhar e receber informações, tendem a aumentar! Nem pretendo entrar no quesito marketing digital, que assim como no Instagram causa insatisfação nos criadores de conteúdo.

O facebook nunca foi confiável, leia os termos de uso! O CanalTech tem um compilado leia aqui.

O que fazer? Use com consciência apenas isso! O termo de uso, é um contrato e vulnerabiliza quem “assina” sem conhecimento prévio. É isso.

Like what you read? Give Alexsandra Fabre a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.