O que você ama fazer? Já ouviu falar de Flow state?

O meu flow é programar

Você realmente sabe o que quer? Sabe o que é esquecer de tudo e ter um prazer tão profundo em fazer algo? Flow!


O que você ama fazer? Já pensou no tanto que é difícil responder essa pergunta? Sinceramente, algumas pessoas dizem que é fácil, mas no fundo sabemos que não é, pois sem ser hipócrita somos sim uma metamorfose ambulante, hoje gostamos de alguma coisa ou alguém, amanhã não queremos nem olhar mais aquilo. Isso é intrigante.

Estou partindo do meu princípio, pois eu mesmo com minhas dificuldades que tenho de me concentrar — diagnostico de TDAH aos 17 anos — consigo manter um nível altíssimo de concentração quando estou fazendo algumas atividades e isso me deixou realmente intrigado e comecei a buscar informações sobre concentração e acabei encontrando essas teorias vinculadas a felicidade e isso me levou a conhecer a uma teoria em específico que me pareceu muito coerente e que no meu caso faz todo sentido .

Um pesquisador chamado Mohaly Csikszentmihalyi, que devido ao sua infância conturbada em meio a uma guerra, dedicou sua vida a pesquisar sobre o que é a felicidade, o que é o amor de fazer algo que te deixe completo que te faça esquecer ate mesmo de comer, de que horas são.

Esse estado mental é conhecido como Flow ou Fluidez.
Simples e perfeito — Obrigado por ter tornado o mundo um lugar melhor Mestre BB King & sua Guitarra Lucille.
Sabe aquele momento, que nada mais importa, que nada pode parar você, nada pode tirar você do que está fazendo mesmo que em meio a 1 milhão de pessoas, você naquele momento, não vê e não escuta ninguém. Você está em Flow!

A teoria da fluidez, é antiga, foi apresentada em um TED Talkers em 02/2004 e se você quiser, ele pode ser visto nesse link: Fluidez, o segredo da felicidade

Que tal entendermos as raízes dessa teoria e encontrarmos a felicidade?

Segundo Mihaly, flow é um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado pela alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho. Esse estado pode ser chamado em alguns casos de experiência máxima ou experiência ótima.

É fácil identificar momentos de Flow nas nossas vidas, são aquelas experiências que são sempre lembradas como os momentos mais felizes da nossa vida, os momentos onde você se sentiu no seu melhor, no seu ápice.

Dinheiro não traz felicidade e eu concordo plenamente com isso, você pode não concordar e achar que é melhor ser infeliz em um iate do que feliz em um ônibus, desculpe a sinceridade, tenho pena desse tipo de pensamento. Esse gráfico abaixo indica: Felicidade VS Salário (Interessante).

Da para notar que não é porque você ganha mais dinheiro que você vai ser mais feliz, inclusive é muito comum você ver um número expressivo de pessoas ricas que entram em depressão ou cometem suicídio, ou seja, o fator renda financeira não é proporcional ao fator felicidade.

O fator renda financeira não é proporcional ao fator felicidade.

Focado em descobrir a respeito dessas motivações, de entender o sentimento aflorado no nosso cotidiano por algo que realmente nos faz feliz esse estudo tenta definir e demonstrar o que realmente faz sentido na vida.

O êxtase é um mergulho em uma realidade alternativa a dia-a-dia.
Perfeita

O estudo das antigas civilizações é feito através de sua cultura, seu comportamento e o mais interessante foi que os pesquisadores chegaram a conclusão que o que normalmente descobrimos é apenas os momentos de flow, seja em uma arena de gladiadores ou através de uma pintura magnifica no alto de uma capela.

Agora a grande pergunta é, Como encontrar seu flow state no seu cotidiano, como identifica-lo?

É simples, vamos analisar o funcionamento do nosso sistema nervoso, ele não processa mais do que 110 bits de informações por segundo , e para ler esse texto agora você deve estar usando cerca de 60 bits por segundo , sendo assim, não se pode ENTENDER duas pessoas falando ao mesmo tempo, logo, não temos como fazer duas coisas ao mesmo tempo, completamente focados.

Nosso sistema nervoso não processa mais do que 110 bits de informações por segundo e para ler esse texto agora você deve estar usando cerca de 60 bits por segundo

Então vejamos aquele momento que você realmente está envolvido, em completo estágio de criação de algo novo, você não tem atenção para mais nada, não se sente cansado ou com fome, é como se seu corpo desaparecesse, e suas necessidades também, para que sua mente atue de forma plena, isso é o momento do seu dia que você está em flow. A paixão, o momento é tão intenso que você nem percebeu as horas passarem ou o teve a necessidade de parar para descansar.

Essas são as sensações descritas por Albert Einstein quando escrevia sua teoria da relatividade.
Esse cara era muito foda.

Quando temos a experiência e o conhecimento necessário, podemos chegar facilmente ao que chama-se fluidez espontânea, basta ter plena paixão pelo que se está fazendo, sabendo que cada pedaço aonde encaixa, sabendo quais são os próximos passos e principalmente suas metas.

Ainda segundo O Prof. Mohaly Csikszentmihalyi, existem 7 condições que podem ajudar a identificar momentos de flow state.

  1. Super foco — Você está completamente tomado pela atenção no que está sendo feito, é como se o mundo inteiro ao redor não existisse;
  2. Sensação de êxtase — Onde você se sente momentaneamente fora da sua realidade diária, aquilo te da um prazer enorme, você simplesmente faz porque gosta ou mesmo que seja uma obrigação, você faz como se fosse algo que você não quer que acabe.;
  3. Clareza total — Acontece quando você sabe exatamente o que precisa ser feito de forma lucida e sóbria sem rodeio, direto ao ponto;
  4. Conhecimento pleno das atividades — Pode parecer igual ao tópico anterior mas não é, você consegue de uma forma tão clara distinguir as etapas de uma tarefa em sua totalidade, seus mínimos detalhes;
  5. Senso de serenidade — Sem a preocupação ou medo de que algo possa dar errado, você simplesmente sabe que dará certo.
  6. Perda da noção do tempo — O tempo é um mistério, muitas vezes parece que ele age contra nós, mas nesse caso, ele passa e nós simplesmente nem percebemos, horas dedicadas a algo importante, gostoso e quando você se da conta, várias horas foram embora.
  7. Motivação intensa — O resultado por si só dessa construção se o próprio prêmio, não importa o que os outros vão achar, aquilo pronto já é sua maior satisfação.

Preciso falar mais? Flow é quando você se desliga do mundo, de tudo e todos age de forma síncrona com sua vontade e necessidade, fazendo algo maravilhoso, seja compondo uma música, uma partitura, um software ou ate mesmo esse texto.

Mas um ponto importante que precisa ser citado, o flow ocorre quando você tem o conhecimento necessário e a experiência apropriada para isso.

O desafio precisa ser perfeito, você irá encontrar o seu ponto exato, depois de ler esse texto tenho certeza que quando você entrar em flow novamente, você vai identificar e isso vai mudar sua vida.

Quando você entrar em flow novamente, você vai identificar e isso vai mudar sua vida.
Você pode me encontrar em meu Twitter
Gostou do texto? Então clique no botão Recommend, logo abaixo. 
Fazendo isso, você ajuda esta história a ser encontrada por mais pessoas.
Quero que você conte sua história, você já entrou em flow, como foi sua experiência deixando um comentário aqui a baixo em Responses.