O tempo está contra nós?

Como eu queria ter tempo para fazer um curso. Como eu queria ter mais tempo para descansar. Ah se eu tivesse mais tempo, iria viajar mais. Meu dia precisava ter 28 horas. Não tenho tempo pra isso.

E as desculpas são infinitas.


O tempo é algo que ninguém nunca para e pensa que está gastando demais.

“Tempo é dinheiro.” - Benjamin Franklin

No mundo corporativo essa frase funciona de forma literal, mas na nossa vida vejo essa frase como uma analogia com nossas finanças.

Na crise que o Brasil vive, o que nós mais ouvimos? Economia. Saiba priorizar seus gastos etc.

E de fato, o que envolve dinheiro, todo cuidado é pouco. Somos cautelosos, tomamos consciência do que gastamos.

E por que com nosso tempo não podemos ter economia e mais consciência?

Recentemente o Facebook anunciou seu resultado trimestral e a média de tempo que as pessoas passam no seu site é de 50 minutos. Fazendo um cálculo rápido, descontando as horas de sono (aprox. 8h), isso significa em média 7% do dia útil só no Facebook, sem contar com Instagram, Whatsapp, Youtube, Snapchat, Twitter…

Isso acaba sendo mais que a média do tempo que as pessoas gastam lendo um livro ou praticando algum esporte ou exercício. Isso, sem contar que muitas pessoas vão bem além dos 50 minutos.

Desculpa, mas 50 minutos numa rede social não pode ser produtivo em nenhum aspecto.

Humberto Eco já havia dito que “A internet ainda é um mundo selvagem e perigoso. A imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação.”

Não me refiro apenas à rede social, para alguns isso não é problema nenhum. Quero te levar a refletir sobre isso e então você identificar o que te ocupa tempo desnecessário.

Coloque na balança tudo que você faz, veja o que está pesando mais e analise se realmente é útil todo esse tempo investido nisso.

Entenda que não quero levar ao extremo, apenas mostrar que o equilíbrio faz bem. Afinal, tudo em excesso faz mal, sem exceção.


Qual é a sua prioridade?

Somos tão “multifuncionais” - ou pelo menos achamos - que criamos uma exceção para o significado de prioridade, fazendo com que tenhamos mais de uma prioridade ao mesmo tempo.

Só que a palavra prioridade é descendente da palavra grega PRIU e latina PRIMUS, que querem dizer “antes, à frente”. Assim como a expressão latina A PRIORI - inicialmente, a princípio - tem a mesma origem.

Prioridade, é uma só por vez. Portanto, saiba escolher bem a sua próxima. A cada prioridade é uma possível mudança que pode acontecer em nossa vida.

Em média, a cada dia são apenas 16 horas úteis para você gastar. Saiba como usar seu tempo de acordo com seus planos e prioridade. Entenda o seu objetivo e use o tempo ao seu favor e não contra.

“Daqui algumas centenas de anos, quando a história do nosso tempo for escrita de um ponto de vista de longo prazo, é provável que, para os historiadores, o acontecimento mais transformador não seja a tecnologia, a internet nem o comércio eletrônico. Será a mudança sem precedentes da condição humana. Pela primeira vez um número substancial e crescente de pessoas tem opção. E a sociedade está totalmente despreparada para lidar com isso.”
- Peter Drucker.

Você sempre vai ter a opção de escolher. E ter tempo para alguma coisa é uma escolha.