Um cabra bom que gosta de cabra boa

Jr. Bellé
Jul 10 · 2 min read

Se você é amante dos queijos, talvez já tenha se deparado com os produtos da Fazenda Carnaúba, de Taperoá, na Paraíba. A queijaria, genuinamente brasileira e produzida pela família de Ariano, começou sua história literariamente, como conta Manuel Dantas: “Na década de 1970 um primo de Ariano assumiu a fazenda do pai. Ariano sempre gostou de cabra, então quando ele ganhou um prêmio com A pedra do reino, usou esse prêmio todinho para comprar cabras: a partir daí eles começaram a fazer um queijo, que se chama Arupiara. A gente vem trabalhando nele, que está ganhando maior vitrine agora, concorrendo e sendo bastante premiado. Inclusive, o logo foi desenhado por papai.”

O queijo é produzido com o leite de cabras nativas, como a canindé, marota e mocoxó, e leva temperos de ervas locais, a exemplo do cumaru e da aroeira. Em 2015, a Fazenda Carnaúba entrou num imbróglio jurídico com a Secretaria de Agropecuária da Paraíba que quase inviabilizou o prosseguimento da produção. Isso porque cada diferente qualidade do queijo levava um nome típico, como Cariri e Borborema. A secretaria entendeu que estes nomes confundiam os consumidores e exigiu que seguissem a denominação usual, afrancesada, mudando-os para camembert, bûche, crottin e etc. A família se recusou a mudar a especificação, afinal ela possui uma forte simbologia, uma forma de afirmação econômica e principalmente cultural. Felizmente o entrevero foi resolvido e os queijos de cabra que nasceram de um lindo romance entre A Pedra do Reino e as cabras da Paraíba podem ser encontrados nas melhores queijarias do país com suas verdadeiras denominações.

[Final: Parte 5 de 5 | Parte 4 | Parte 3 | Parte 2 | Parte 1]

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Jr. Bellé

Written by

Poeta guaipeca e anarco jaguara

NEW ORDER

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade