Texto por Jaqueline Vargas — Roteirista de Malhação #VivaADiferença

O universo alheio é sempre um desafio

Jaqueline Vargas — “Vivemos cercados de diversidade e mesmo assim a ficha pode demorar a cair”

Fiquei muito animada quando Cao me convidou pra entrar na equipe de Malhação e, mais ainda ao saber que a mola propulsora desta temporada era a diferença. Vivemos cercados de diversidade e mesmo assim a ficha pode demorar a cair.

Acredito que como cada um de nós vive em um universo particular, perceber o universo alheio é sempre um desafio. Quem nunca ouviu o comentário: “Fulano acha que o mundo gira em torno do seu umbigo”. Acho que todos. E é bem assim, o ser humano nasce com essa coisa de ser o centro do mundo.

Claro que quando você cresce e descobre que não é a pessoa mais importante do planeta, digamos que isso é sempre um grande ritual de passagem.
Novas protagonistas: Keyla (Gabriela Medvedovski), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari), Lica (Manoela Aliperti) e Benê (Daphne Bozaski) / Foto: Ramón Vasconcelos

Se nós pensarmos que o homem sempre quis conhecer e conquistar novos mundos, descobrir as diferenças é algo muito parecido. Conviver com o outro é desbravar uma nova terra a cada dia e é isso pode ser difícil, mas também pode ser mágico. Ainda mais se você se propuser a explorar esse novo território com olhos curiosos e um coração isento de julgamento (essa é a parte difícil).

Pra mim, escrever sobre diferenças é como entrar em uma caravela para cruzar o oceano. É uma aventura. Existem dias de calmaria e existem dias de mar agitado. O outro pode ser uma terra hostil, mas também acolhedora, a convivência dirá.

Foto 1: Raphael Dias / Foto 2 e 3: Ramón Vasconcelos

Dei sorte de desembarcar numa equipe gentil. Aliás, sempre gosto de me referir a uma equipe de roteiro como um corpo de baile. Apesar de cada um ter suas particularidades estamos dançando a mesma música e a mesma coreografia. Algo como: planetas orbitando em torno de um astro chamado história.


Jaqueline Vargas faz parte da equipe de roteiristas de Malhação #VivaADiferença.

Pela primeira vez desde a estreia, há 22 anos, Malhação será ambientada na cidade de São Paulo. Com estreia prevista para 8 de maio, a nova temporada é concebida por Cao Hamburger, dirigida por Paulo Silvestrini e vai celebrar as diferenças!