Objectified

30 dias. 30 docs de design.

Ano: 2009
Direção: Gary Hustwit
Duração: 1h 15 min
País/Língua: Estados Unidos/Inglês
Webiste: www.hustwit.com/category/objectified

Já parou para pensar quantos objetos e produtos utiliza no seu dia a dia? Agora, imagine que cada um deles foi pensado e projetado em algum nível. É com essa constatação que “Objetified” impacta o espectador, expondo a magnitude e imensa importância que o design de produtos e serviços tem no nosso cotidiano.

Por ser um tema que envolve praticamente toda e qualquer pessoa que consuma bens e serviços, o design de produtos em série pode ser analisado por diversas de perspectivas.

Em uma abordagem mais ligada ao design propriamente dito, o legendário ex-designer da Braun, Dieter Rams, fala sobre clareza e da sua preocupação com a superficialidade e falta de sentido em muitas coisas que são criadas atualmente. Também cita os seus famosos “10 princípios para o bom design” e aponta a Apple como uma das empresas que levam o design à sério hoje em dia.

Em alguns momentos, o documentário debate realidades ligadas ao consumismo e de como empresas acabam distorcendo ideologias em busca do lucro. A necessidade do público em ter “o novo” afeta a criação de produtos que tragam mais benefícios para as pessoas, pois a indústria foca em saciar essa demanda, ao invés de centralizar esforços na solução de problemas maiores.

Como criar algo durável e definitivo se as empresas pretendem vender mais e mais em um ciclo constantemente? Como desenvolver um produto que tenha uma validade curta e seja facilmente destruído ou reciclado, mas de forma barata? Esses são alguns dos questionamentos levantados na discussão design x consumismo e que são abordados por diversos profissionais do ramo, como Jonathan Ive (Apple), Karim Rashid, Davin Stowell (Smart Design), Marc Newson e Bill Moggridge (IDEO), entre outros.

Trailer:

Siga-nos: Facebook | Twitter

Assine nossa newsletter e receba as atualizações no seu e-mail.
Clique
aqui.