Os 12 melhores links de Setembro (+um bônus)

Ilustrações, iPhone 7, casas de papelão para gatos, NES Classic, como ser mais persuasivo… mas pera aí?

É a sua primeira vez por aqui? Veja o que perdeu nos melhores links dos últimos meses:


Não é sua primeira vez por aqui? Vamos direto ao que interessa então:

1 — Ray Oranges, um ilustrador de Florença, que me chamou atenção por uma série bastante gráfica, colorida e muito inspiradora.

2 — Esse mês teve lançamento de iPhone cercado de polêmicas como todos os lançamentos da Apple. Dessa vez a questão foi a facilidade com que a versão jet-black pode riscar. 
A Fast Co.Design publicou um ótimo texto sobre a estranha obsessão da Apple com fragilidade.

3 — Imagens vencedoras do prêmio Insight Astronomy Photographer of the Year do Royal Observatory Greenwich. O concurso recebeu 4.500 inscrições de 80 países diferentes.

4 — Gravuras feitas por Dalí no final da década de 60 para ilustrarem uma rara edição do clássico As Aventuras de Alice no País das Maravilhas.

5 — Måns Swanberg, designer Sueco instalado em Nova Iorque, tem uma empresa que faz casas de brinquedo de papelão, a Famous OTO, como um projeto pessoal.
O seu mais novo design é um tributo às casas do Brooklyn, e uma ótima desculpa para você adotar um gato!

6 — Em Myanmar fazendeiros estão fabricando ferramentas com impressoras 3D, reduzindo custos e ampliando acesso à instrumental específico com apoio da Proximity Designs.

7 — Além do acabamento delicado, sensível a riscos, o lançamento do novo iPhone 7 provocou mais uma polêmica: a remoção da entrada de fone de ouvidos P2 que trouxe consigo o AirPods, os fones de ouvido bluetooth sem fio da Apple.
A Fast Co.Exist publicou uma visão interessante sobre o assunto: AirPods não são fones de ouvido, são "implantes auriculares", e os primeiros da Apple. Vale a leitura.

8 — Estudo publicado no Polish Psychological Bulletin sugere que a forma como construímos nossos pedidos aumentam a chance das pessoas acatarem. Quer ser mais persuasivo, tente usar frases como "Você provavelmente não vai aceitar, mas…" [via]

9 — Giovanni Maisto, ilustrador e concept artist instalado em Veneza mostra para o pessoal do Abduzeedo um passo a passo de um dos seus trabalhos mais recentes.

10 — Há um tempo atrás eu falei aqui da Nintendo lançando no Japão o seu NES Classic: 30 jogos clássicos do primeiro console da fabricante disponíveis numa pequena caixinha com saída HDMI. Agora o pessoal da Wired conta as primeiras impressões do brinquedo.

11 — ExplainToMe faz exatamente o que o nome sugere: explica para você, utilizando um bom algoritmo, longos artigos online.
Você entra com o link e o número máximo de parágrafos e ele retorna um “resumo” do artigo. Vale para avaliar aquele longo texto antes de decidir se quer mesmo ler. Por enquanto apenas em inglês.

12 — Um pai criativo, uma criança sortuda e mais de 420 desenhos em sacos de papel. Foi essa a forma que o cartunista Mike Jenkins encontrou de animar um pouco o intervalo da filha. Os desenhos podem ser vistos na página do Facebook da família.

13 — O bônus desse mês é o Visual Introduction to Machine Learning, experimento da dupla R2D3 que visa demonstrar o pensamento estatístico através do design. O projeto combina texto claro, com animações inteligentes para simplificar e demonstrar conceitos complexos de estatística.
Vale pelo design, vale pelo uso da tecnologia, vale para aprender mais sobre Machine Learning, vale de referência….