Os Melhores Links de Março — esculturas de luz, Spike Jonze, AIs que falam…

…mas pera aí?

É a sua primeira vez por aqui? 
São mais de 2 anos reunindo o melhor conteúdo para vocês.

Vejam um histórico de tudo o que já passou por aqui:

Já conhece essa curadoria? Vamos logo ao que teve de mais interessante em Março:

Todo mundo entende que tatuagens são permanentes, porém um estudo recente publicado no Journal of Experimental Medicine descobriu que elas também estão em constante mudança. Cientistas franceses descobriram que os cristais de tinta são de fato “continuamente engolidos, regurgitados e engolidos” pelas células do corpo. Essas células, conhecidas como macrófagos, funcionam como parte do sistema imunológico para engolir lixo estrangeiro e nocivo. Mais sobre esses “microscópicos Pac-Mans” no New York Times.

Novo trabalho do artista Anthony McCall, Solid Light Works, é uma mistura de escultura, cinema e desenho em uma série de instalações com luz que esteve em exposição no Pioneer Works no Brooklyn (NY).

O famoso físico teórico Stephen Hawking faleceu de forma bastante tranquila, de acordo com sua família, aos 76 anos na manhã do dia 14 de Março — uma data em que fãs de ciências pelo mundo a fora comemoram Dia do Pi.
Certamente essa não é uma notícia que você pode ter perdido no último mês, mas eu não poderia deixar de falar do assunto aqui.
O melhor texto que li sobre o físico e sua morte foi o do Quartz.
Hawking contribuiu massivamente para o entendimento científico dos buracos negros e da cosmologia como um todo.

No começo do mês o novo comercial da Apple, HomePod, dirigido pelo Spike Jonze (aqui) foi hit na internet.
Mas mais legal mesmo é o making off que mostra como os efeitos foram feitos “na vida real” com o mínimo possível de pós produção. 
Vale a ver o vídeo acima depois de ter visto o original.

Se você já precisou passar algum tempo em um aeroporto sabe como pode ser alto e perturbador o barulho de milhares de pessoas correndo para pegar seus vôos. Tão barulhento que é quase impossível tentar realizar qualquer trabalho nesses momentos de espera.
Buscando resolver isso a Foster + Parners projetou a poltrona Cove para Poltrona Frau, que oferece ao usuário um local confortável para trabalhar, oferecendo privacidade o suficiente para ser produtivo.

Matéria da Co.Design sobre a Voicery, startup recém inaugurada com investimento do grupo Y Combinator, que utiliza Inteligência Artificial para criar vozes realistas para marcas.
O método utilizado é muito mais eficiente que o atual, podendo utilizar apenas algumas horas de gravação do ator (contra as 200horas ou mais necessárias para o método mais comum).
Como suas vozes sintéticas são tão difíceis de distinguir de uma voz real, a tecnologia da Voicery poderia trazer avanços para outras formas de mídia além da publicidade — como a automação de audiolivros e até facilitando a dublagem de voz em filmes.

A Estação Espacial Internacional ganhará um novo membro: CIMON, um “cérebro flutuante” que auxiliará os astronautas em diversas tarefas e aprenderá com eles.
Matéria completa na Hypescience.

Para o bônus desse mês uma curtinha: Tom Waits! Com uma obra bastante complexa, diversos períodos e constantes brigas de bar sobre qual o seu melhor album, agora podemos perguntar para o próprio quais são suas melhores músicas!
Numa playlist de 76 faixas, o cantor lista ele mesmo suas preferidas.
Vale ouvir.

Esse mês aqui pelo Medium: