PROCURA -SE UNICÓRNIOS

A nova constelação de Startups que invadiu o mercado financeiro e está abalando o universo dos bancos.

Você já ouviu falar dos Unicórnios e sobre os estudos que estão sendo feitos por conta da capacidade desse mercado específico, dentro do universo das Startups, dos bancos e dos investidores?

Chamadas pelos estudiosos de ExO´s (exponential organizations), essas empresas são avaliadas conforme a capacidade de escalar de forma exponencial a estrutura organizacional e na mesma proporção baixar o custos dos serviços que oferece. 
Estamos falando precisamente de Startups.
O mercado de investimento se beneficia de estudos como estes para avaliar os novos aportes.
Um exemplo simples Startup Unicórnio ou ExO´s são as Fintechs

Você sabe o que é uma Fintech?

Fintech é o nome dado para as Startups que usam a tecnologia para oferecer serviços financeiros de forma mais eficiente.

É o serviço do banco, porém, com uma estrutura enxuta e utilizando canais 100% digitais, eles reduzem o custo dos serviços e oferecem uma experiência muito mais satisfatória para o usuário.

O Nubank é um bom exemplo de uma estrutura financeira baseada em software que é completamente disruptiva.

A bandeira levantada por eles é genuína: "Burocracia custa dinheiro. Então somos eficientes, para você não ter que pagar tarifas."

Não há anuidade para o uso do cartão de crédito (Mastercard); não são cobradas tarifas por serviços e as taxas de juros praticadas são as menores do mercado atual.

E eles não fazem nenhuma propaganda. O marketing acontece naturalmente. Há uma fila de espera gigante de gente querendo ter um cartão Nubank.

Cartão Nubank

Eu confesso que já pedi o meu! :)

Sobre Startups unicórnio:

Todos querem um unicórnio. Para criar, adotar, vender ou comprar.

O que faz uma Startup ser considerada mágica, ou “unicórnio” hoje é receber uma avaliação de mercado acima de US$ 1 bilhão. Lembra quando o assunto era capacidade de escalar exponencialmente um negócio?

A empresa Uber nos mostra diariamente o que é ser um "unicórnio de sucesso". Ela começou como uma startup e escalou em menos de 5 anos para um patamar de Tropa de elite dos unicórnios.

Um exemplo nacional de Fintech unicórnio é o Guiabolso.

O Guia Bolso é hoje líder em gestão de finanças pessoais no Brasil, e recebeu um aporte 
de R$ 22 milhões liderado pelo fundo Ribbit Capital, especializado em Fintech.

O investimento no Guia Bolso não foi uma ação isolada, e a boa notícia é que o mercado brasileiro de Fintechs está bem aquecido, segundo sites como Fintechlab.

Hoje, no Brasil, são raras as startups unicórnios, mas duas delas são Fintechs. Legal né?

Mas estamos bem longe do número quando falamos do mercado Europeu, por exemplo. Eles estão a todo vapor!

Sobre o mito unicórnio:

O termo foi lançado em 2013 por Aileen Lee, uma investidora americana que escreve no famoso site Techcrunch.

Ela escreveu um artigo chamado “O clube do unicórnio: Aprendendo com startups bilionárias” e com ele criou a lenda dentro da lenda.

O Vale do Silício prontamente se apropriou do cavalinho.

Aileen é também fundadora do Cowboy Ventures, um fundo de investimento focado em Startups (seed investment) que reinventam o trabalho e a vida pessoal por meio do uso de software.

Aí está Aileen Lee falando provavelmente sobre Unicórnios!

As interpretações sobre o mito do unicórnio datam desde épocas medievais e assim como outros animais fantásticos não possui significado definido. Revendo citações em obras de Aristóteles, Voltaire, Lewis Caroll ou até mesmo na literatura moderna fantástica de Harry Potter, podemos notar que os unicórnios são seres mágicos e transformam substâncias impuras e putrefatas em matéria luminosa e viva.

O unicórnio é o símbolo nacional da Escócia e foi incorporado no real brasão de armas do Reino Unido, tido também como um símbolo de realeza.

Brasão Real de armas do Reino Unido e seu Unicórnio Real

Na lenda popular escocesa, os unicórnios são selvagens e só podem ser domesticados por uma donzela de coração puro.

Em terras brasileiras, nossos candidatos a unicórnios esperam apenas um aporte de capital alinhados ao propósito disruptivo puro, ágil e lean.

Procura-se unicórnios.

Gabriela Izique :)
Izique.gabriela@gmail.com

Like what you read? Give Gabriela Izique a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.