SMS Denúncia; pura propaganda!

Taí um serviço que seria excelente se funcionasse; o SMS Denúncia.

Trata-se de uma iniciativa que permite aos usuários de trens e metrôs a realizar denúncias sobre ações “desvantajosas” ao sistema.

“O objetivo principal do programa foi a criação do canal de comunicação direta para usuário, estimulando-o a colaborar com a empresa no esforço de combate aos delitos e infrações como: comércio ambulante, pedintes, comportamentos inconvenientes, consumo e porte de entorpecente, vandalismo ao patrimônio público entre outros.”

No entanto, até onde eu pude comprovar, tudo não passa de propaganda!

“A mensagem enviada via celular será recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que irá acionar os agentes mais próximos do local para ação imediata.”

Eu mesmo já enviei oito mensagens para o SMS Denúncia e em todos os casos a “ação” em resposta foi a mesma; um ou mais agentes de segurança vão até o vagão, dão uma olhadinha e não fazem nada. Absolutamente nada!

Não importa qual seja o teor da infração, é sempre essa mesma falta de empenho em fazer algo que possa de fato ter algum significado positivo. Será que não seria no mínimo inteligente retirar o “infrator” do trem para algum questionamento? Ou será que os agentes de segurança são tão inocentes a ponto de só agirem se forem capazes de comprovar as ações com seus próprios olhos? Eu não acho que alguém irá cometer uma infração bem na frente de quem pode fazer algo contra ele!

Todas as vezes que algum órgão de segurança fala sobre a postura do cidadão, dizem que ninguém deve reagir, nem tomar atitudes. defesa, não bancar o justiceiro. Dizem que sempre devemos acionar o setor competente. Mas do que adianta fazer isso se o resultado é apenas uma olhadinha?

Da última vez que eu tomei uma atitude menos civilizada, fui tratado como um monstro, quase um criminoso, um perigo pra sociedade. Mas na minha opinião, um velho que assedia uma criança não deve ser tratado como um idoso vulnerável.

Ontem eu fiz uma denúncia através desse serviço justamente sobre um homem que estava “incomodando” outras passageiras.

Vieram cinco agentes de segurança, olharam pela janela exatamente na posição que eu havia citado na mensagem, e saíram andando. Eu fui atrás, falei quem era e onde estava, mas há era tarde, quando eles voltaram ao vagão certo, o trem fechou as portas e saiu.

Vamos imaginar uma situação:

E se duas estações depois aquele homem perde ainda mais o juízo e comete algo ainda mais pesado contra uma passageira? Que tipo de noticia teríamos? Será que diriam que se tratava de alguém já denunciado, ou seriam hipócritas como sempre ao dizer que tudo poderia ter sido evitado caso algum passageiro tivesse denunciado?

Na denúncia eles pedem: nome da linha, sentido da linha, número do vagão, estação onde está o trem e qual a próxima estação, características do infrator e infração. Se eu coloco todas essas informações, tem como não reconhecer o infrator? Se eu aponto o infrator, tem como não saber quem é?

Foi isso que eu questionei um dos funcionários da estação, e em resposta ele disse que “a mensagem é encaminhada para uma central e essa central que aciona os seguranças”. Será que é essa central que contrata e treina esses agentes covardes que não são capazes de tomar uma atitude eficaz?

Eu uso os trens da CPTM todos os dias e até hoje eu só vi esses agentes agindo contra adolescentes vendendo água ou amendoim nos trens. Ou seja, só agem contra quem não pode se defender.

SMS Denúncia é o caralho, da próxima vez eu vou enfiar o pé na cara de um vagabundo e se esses infelizes tentarem fazer alguma coisa contra mim, vou deixar uns trens ou quatro bem estragados antes que usem a taser.

Like what you read? Give JAWs a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.