Vai ter design na escola, sim!

Ensinado design gráfico no ensino fundamental e médio

Matheus Moura
Jun 6, 2018 · 3 min read

Há cerca de um ano, escrevi o post “Escola sem design”, no qual discorri sobre a possibilidade de ensinarem design gráfico nas escolas para estimular e orientar a comunicação visual de crianças e adolescentes. O post teve uma boa repercussão, sobretudo no LinkedIn, onde recebi apoio como também pedradas de alguns professores.

Como acredito que não adianta reclamar e não fazer nada a respeito, comecei a buscar uma maneira de mudar essa realidade ao menos no meu entorno. E porque não começar pela escola do meu filho?

Em 2017, meu filho passou a estudar no Instituto Alpha Lumen, em São José dos Campos, São Paulo. O colégio é especializado em estudantes com altas habilidades e procura estimular as crianças a serem protagonistas em projetos de impacto social. Apresentei a ideia de dar uma aula sobre introdução ao design gráfico e a escola se mostrou super receptiva à empreitada e me deu todo apoio necessário.

Cartaz de divulgação do curso

Fui para a casa super empolgado e montei um pequeno curso introdutório que aconteceu no passado dia 11 de maio.

Cerca de 30 jovens do 6º ano de Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio (além de alguns professores e coordenadores) participaram do curso. Além de falar sobre os fundamentos do design gráfico, procurei passar a importância da comunicação visual na formação desses jovens, como a compreensão da linguagem visual pode ser fundamental na transmissão de uma mensagem clara e efetiva e como isso pode ajudá-los não só na vida acadêmica como, posteriormente, na vida profissional.

Fiquei surpreso com a quantidade perguntas durante a aula, o que demonstrou o interesse sobre o assunto. Algumas inclusive revelaram conhecimentos mais avançados em assuntos que nem sequer entrei nesse curso inicial, como proporção áurea e pantones.

Pessoalmente, foi uma experiência excelente. Tratar com mentes jovens, ainda sem vícios de tutoriais de Youtube e sem a arrogância do “designer de faculdade”, foi muito estimulante.

O minicurso “Introdução ao Design Gráfico” foi só o primeiro passo. A ideia é manter uma constância de cursos, desta vez focados em projetos. Design de apresentações, branding e design editorial estão entre as disciplinas que serão abordadas.

Pessoal participando do curso. Foto: Yuri Duarte

Agradeço ao Instituto Alpha Lumem pelo espaço e a esses aprendizes incríveis pelo interesse. #tamojunto

Veja um pouco mais sobre o Alpha Lumen no vídeo abaixo:

Posts relacionados:

Siga-nos: Facebook | Twitter

Assine nossa newsletter e receba as atualizações no seu e-mail.
Clique
aqui.


NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Thanks to New Order - Redação

Matheus Moura

Written by

Versado nas artes ocultas do inconformismo passivo e protesto indoor. Insatisfeito e inatleta. Designer, diretor de arte, sem noção.

NEW ORDER

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade