APIB lança plano de enfrentamento da Covid-19 entre indígenas

Mídia NINJA
News Quarentena
Published in
3 min readJun 30, 2020

O plano Emergência Indígena de Enfrentamento a Covid-19 lançado hoje(29) durante evento online da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas. Ação orienta e unifica forças para o combate do novo coronavírus entre os povos originários.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) lançou um plano de enfrentamento da Covid-19 entre os povos indígenas. Denominado Emergência Indígena, o documento abrange orientações sobre cuidado integral e diferenciado, ações judiciais de incidência política e estratégias de comunicação e informação sobre medidas de prevenção. O objetivo do plano é levantar fundos para promover ações diretas de cooperação para o enfrentamento da Covid-19. O Emergência Indígena também colabora com a orientação de organizações indígenas e indigenistas na construção de planos de ações locais enquanto durar a pandemia e prevê ainda campanhas de pressão política para o que o Estado brasileiro cumpra seu papel.

O plano é resultado das deliberações que ocorreram na Assembleia Nacional da Resistência Indígena, realizada no início de maio. Durante o encontro, lideranças indígenas, pesquisadores e ativistas apresentaram um panorama geral a partir dos contextos locais para, então, identificar as principais demandas no combate ao novo coronavírus.

O Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena, também criado durante a assembleia, contabiliza atualmente (dados registrados até 25 de junho): 365 óbitos, 8.847 infectados distribuídos entre 113 povos indígenas em todas as regiões brasileiras. “Tais mortes indígenas não são apenas números, são pessoas, memórias e histórias dos povos que encontram-se sob forte ameaça”, destaca o documento. Lideranças denunciam que agentes do Governo Federal e do agronegócio figuram entre os principais vetores da chegada do vírus dentro de territórios.

Além disso, o Emergência Indígena alerta para estratégia de subnotificação para minimizar os impactos causados pela crise sanitária decorrente da pandemia: “Não há uma política de testes em massa na população no país, como em outros países, mas aposta-se no modelo de imunização de rebanho, tendo nos mais pobres e socialmente vulneráveis, e nos povos indígenas, suas principais vítimas.”

O lançamento do plano Emergência Indígena aconteceu por meio de transmissão online nas redes da Frente Mista Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas. O próximo evento relacionado ao plano de enfrentamento é um festival online internacional para arrecadação de fundos que vão financiar organizações indígenas e não indígenas em ações de prevenção e atendimento aos povos afetados em todo o Brasil.

--

--