Estudantes NINJA

Mídia NINJA
News Quarentena
Published in
3 min readJul 14, 2020

Os Estudantes NINJA é uma rede de educação da Mídia NINJA que reúne estudantes de todo o Brasil que trazem as suas próprias narrativas e perspectivas sobre o tema. Durante a pandemia de coronavírus a rede está se propondo a denunciar as situações de vulnerabilidade social que milhares de estudantes estão submetidos. De modo a fortalecer movimentos nas redes sociais e pressionar a Agenda Pública, os Estudantes NINJA produziram conteúdos e ações efetivas em torno de movimentos como o Adia Enem e Vidas Negras Importam.

Um produto da rede é o programa dos Estudantes NINJA que encerrou a sua primeira temporada recentemente e que era transmitido ao vivo no YouTube da Mídia NINJA. O programa é um espaço de entrevistas que propõe diferentes recortes nos assuntos abordados. Nesses últimos três meses, foram realizados debates sobre os Médicos Negros na Linha de Frente do Combate à Covid-19, Ensino à Distância (EAD), Adia Enem e Saúde Mental na Quarentena. As iniciativas da rede dos Estudantes NINJA visam a luta por uma educação de qualidade para todes.

Assista aos programas do Estudantes NINJA

E seguimos narrando os desafios da educação brasileira…

Não bastasse a dificuldade dos estudantes em ter acesso à educação num contexto crítico que vive o Brasil, o MEC tentou intervir também em eleições democráticas para a reitoria de universidades. Conversamos com alguns estudantes de diferentes instituições para entender melhor a situação a partir do olhar de quem vive na pele as ações antidemocráticas do governo.

Autonomia universitária: Impactos das nomeações de reitores interventores nas instituições federais

A crise da educação no Brasil não é uma crise, é projeto

Mesmo com todos os ataques promovidos pelo governo Bolsonaro contra a educação brasileira, terem sido repudiados pelas entidades estudantis, docentes e discentes, não parou por aí. O MEC intensificou uma crise sem precedentes na educação brasileira.

Após descarte de Weintraub, considerado o pior ministro da Educação da história, por ter proporcionado um verdadeiro desmonte na pasta, estamos sem um representando no MEC há quase 1 mês. A conclusão é de que o verdadeiro problema da educação brasileira é Bolsonaro. Em 18 meses, três ministros já foram demitidos. No fim disso tudo, quem mais sofre com a incompetência do governo é o estudantes brasileiro.

--

--