Start-up no Brasil também é coisa de quem tem mais de 40 anos

Empreendedores nesta faixa etária lançam 38% das empresas inovadoras no país.

Cláudio Soares
Sep 7, 2018 · 2 min read

Por Hiperliteratura e O Globo

Start-up é o nome dado a empresas recém-inauguradas que se propõem a colocar de pé ideias “fora da caixa”, capazes de mudar o jeito tradicional de fazer uma atividade. O lançamento desses negócios, diferentemente do que muita gente imagina, não é exclusividade de jovens.

Estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que 38% das start-ups brasileiras são de pessoas com mais de 45 anos. Outro levantamento recente do instituto americano de tecnologia MIT mapeou as start-ups abertas na última década e concluiu que as que tiveram alto crescimento foram fundadas por quarentões.

No Brasil, entre os motivos que levam uma pessoa com mais de 40 anos a abrir seu negócio estão a vontade de tirar do papel uma ideia ou o cansaço da vida corporativa, aponta Sylvio Gomide, diretor do Comitê Acelera Fiesp, responsável pelo levantamento das start-ups.

O estudo do MIT afirma que a “principal descoberta é que empreendedores de sucesso são de meia-idade, não jovens” e completa: “os fundadores com pouco mais de 20 anos têm menor probabilidade de criar uma empresa que cresça”.

Na visão de Gomide, da Fiesp, é justamente o histórico do empresário com mais de 45 anos que ajuda no desenvolvimento de soluções mais propícias ao sucesso. Por outro lado, os jovens podem ter ideias acentuadamente disruptivas, como foi o caso de Mark Zuckerberg ao criar o Facebook, quando tinha 20 anos, e praticamente inaugurar o segmento de mídias sociais.

A vantagem de uma start-up é a agilidade. Há ainda uma informalidade, os organogramas são diferentes, o presidente é acessível, há meritocracia. Esse espírito veio para ficar e é bom para todo mundo — afirmou Gomide.

Depois de trabalhar mais de 40 anos na indústria de transformação, Paulo Roberto Rocha, hoje com 63 anos, investiu R$ 600 mil para desenvolver a MRP Smart Solutions, que é uma plataforma de digitalização de processos feitos manualmente nas fábricas que trabalham sob demanda.

O objetivo principal da plataforma é ampliar os níveis de produtividade industrial. — Tenho a ideia de montar essa empresa desde 1998, quando nem existia o termo start-up.

Com a crise me impossibilitando a recolocação profissional, decidi desenvolver meu negócio. Quero trabalhar por pelo menos mais dez anos e deixar a empresa para os herdeiros.

newsruptiva

Somos uma newstech e contamos as histórias incríveis de startups que estão mudando a maneira como vivemos no Brasil.

Cláudio Soares

Written by

E-publisher, escritor, jornalista, tecnologista e palestrante.

newsruptiva

Somos uma newstech e contamos as histórias incríveis de startups que estão mudando a maneira como vivemos no Brasil.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade