Respondendo as 6 dúvidas mais comuns de RPA

É comum que surjam dúvidas técnicas e práticas na hora de implementar uma solução de RPA, mas as respostas são mais simples do que você imagina

Luiz Carvalho
Nexo AI
3 min readApr 30, 2019

--

O RPA está crescendo de forma considerável e pode mudar paradigmas do mercado. Por ser uma ferramenta, relativamente nova, é rodeado de dúvidas em quem considera implementá-la. Selecionamos seis dúvidas comuns sobre o tema para acabar com o mistério e provar que a inovação está ao alcance de todos.

Desmistifique suas dúvidas e curiosidades sobre RPA (Foto: Pexels)

Profissionais sem skills de programação conseguem desenvolver robôs sem o apoio da área de T.I.?

Profissionais de outras áreas já conseguem usar ferramentas de RPA. Isso porque muitas delas contam com recursos visuais que facilitam a interação. Entretanto, é conveniente que o usuário tenha, pelo menos, familiaridade com lógica de programação, estrutura de dados, operações e expressão.

Vale frisar que a utilização dessa tecnologia em grande escala deve ser estar acompanhada da implantação de um modelo de gestão robusto e estruturado que suporte sua operação.

Qual é o prazo médio de retorno do investimento em soluções de RPA?

Essa resposta sempre vai começar com: depende. Afinal, o retorno é diretamente associado a fatores como tamanho do investimento, tipo de atividade e complexidade envolvida na automatização.

Idealmente, o caminho deve ser implantação da para soluções simples e com retornos imediatos. Essa ação vai possibilitar a cultura de expansão de inovação na empresa e viabilizar a criação de um roadmap para futuras automatizações.

Os scripts de RPA conseguem interagir com uma plataforma de GED (Gestão Eletrônica de Documentos) e fazer a análise de documentos digitalizados?

Essa é uma solicitação bem recorrente quando se trata de automatização e, sim, é possível. As ferramentas de RPA contam com OCRs (recursos de reconhecimento de imagem) nativos, mesmo que com capacidade limitada., Para demandas mais complexas é necessário utilizar enablers (habilitadores) combinados com mecanismos de OCR avançados.

Além disso, é possível integrar com APIs de sistemas de gestão. O uso comum da automatização também requer que robôs tenham acesso à ferramentas de case management, ITMS ou BPMs, para identificar e atender solicitações de serviços diretamente nesse software.

Quais são as principais soluções de RPA disponíveis no mercado?

atualmente são UIPath, ProcessRobot (WinAutomation), Automation Anywhere e Blueprism. Todas elas são referências internacional de mercado e as mais presentes nas soluções brasileiras também. Um ponto em comum entre elas é que possuem linguagem muito parecida e são bem visuais.

Quais são os principais pontos que preciso avaliar antes de contratar uma ferramenta de RPA?

O primeiro ponto é a possibilidade de identificação dos elementos (interface do usuário) dos sistemas que serão automatizados. A ferramenta escolhida deve permitir utilizar objetos, eventos e métodos, para evitar a criação de robôs que utilizam posicionamento de tela (coordenadas x e y), emulação de mouse e teclado, ou seja “surface automation”, uma vez que este dificulta a sustentação do projeto.

Repare também na a execução de robô em background ou em máquinas virtuais e a escalabilidade das soluções. É importante também checar as capacidades das ferramentas de gestão e controle dos robôs (gestão de acessos, segurança, logs de execução, desempenho e capacidade de execução, entre outros).

Qual arquitetura necessária para implantação de uma plataforma de RPA?

A arquitetura teórica ideal conta com central de controle instalada em um servidor, IDE (Integrated Development Environment) para o desenvolvimento de robôs — que deve ser instalada no computador dos desenvolvedores — e, finalmente, a instância de robôs, que será responsável pela execução dos mesmos.. Essas podem ser instaladas em máquinas virtuais para robôs que serão executados sem supervisão humana ou nas máquinas do time de negócio para robôs que demandam supervisão.

Esse é o básico, é claro que existem outras dúvidas que, conforme conhecimento avançado, mais complexas ficam., mas esses tópicos cobrem as base do que você precisa prestar atenção e conhecer de antemão. quer saber de algo mais específico? Comente aqui que que respondo em um próximo texto!

Siga a Nexo AI aqui no Medium para mais conteúdos sobre I.A, Chatbots, Blockchain, Machine e Deep Learning. Você também pode nos acompanhar no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.

--

--

Luiz Carvalho
Nexo AI
Writer for

Fundador & CTO da Nexo AI, pesquisador apaixonado por tecnologia e educação