Photo by rawpixel on Unsplash

Como o Blockchain vai mudar a indústria do marketing para melhor

Ao permitir uma descentralização da informação e transações consensuais mais seguras, a tecnologia trará eficiência e mais satisfação para consumidores, marcas, e agências

Luiz Carvalho
Nexo AI
Published in
3 min readFeb 1, 2019

--

Tenho observado várias movimentações relacionadas ao uso de Blockchain, seja atuando na Nexo AI no comando das áreas de consultoria, pesquisa e desenvolvimento de soluções ou em projetos de vários setores.

Muitos estudos estão sendo feitos na áreas de logística, cadeias produtivas e transações legais e financeiras. Mas no mercado de marketing ainda não percebi uma movimentação tão robusta: muito pouco tem sido feito com Blockchain por grandes empresas do segmento. A vanguarda da tecnologia dentro do marketing está sendo preparada por startups e empresas como a Nexo AI, que fomentam constantemente o uso dessas novas ferramentas nos diversos seguimentos de mercado.

Ainda é cedo para afirmar como o Blockchain afetará realmente o mercado de Marketing e Publicidade, mas podemos fazer algumas previsões com base em outras verticais. A transparência das transações com Blockchain, inicialmente, ajudará as marcas a construir uma relação de confiança com os consumidores.

Os usuários terão mais controle sobre a quantidade de informações pessoais que desejam compartilhar, diminuindo as preocupações dos users com a privacidade e promovendo responsabilidade social da parte do anunciante.

O Blockchain pode ser usado para registrar e estudar o comportamento do público-alvo com os anúncios, passando a oferecer uma espécie de sistema de recompensas entre anunciantes e consumidores. Este é apenas um modelo de uso, que pode impactar diretamente o funcionamento de intermediários que gerenciam grandes mídias.

Os usuários terão mais controle sobre a quantidade de informações pessoais que desejam compartilhar

A publicidade online — Google Adwords e anúncios em redes sociais — ainda funciona de maneira complexa e nem sempre entrega os resultados previstos. Boa parte desse gap entre o investimento feito e o resultado obtido nos anúncios virtuais acontece graças à existência de bots e fraudadores que burlam as regras de ranqueamento e fazem a publicidade de anunciantes reais perder a relevância. Em consequência, os ads não alcançam tão efetivamente seu público-alvo.

O Blockchain também nos permitirá verificar quem, como e onde os anúncios são exibidos de forma mais precisa e segura. Essas informações permitirão uma negociação de contratos publicitários nos quais o pagamento seja feito com base nos resultados obtidos.

Outro impacto será nas campanhas de marketing com influenciadores. O uso de Blockchain permitirá aos profissionais da área analisar se os seguidores do influenciador são pessoas verdadeiras ou simplesmente bots. Essa avaliação ajudará a reduzir o número de influenciadores falsos, permitindo que os reais fiquem entre as melhores opções, tornando este tipo de mídia mais qualificado.

Tecnologias como a Ethereum tornam as editoras mais responsáveis ao fazer com que transações sejam mais transparentes. Os anunciantes podem ver exatamente onde suas peças então chegando e quem estão atingindo. As medições atuais de impressões podem se tornar mais eficientes e o uso de Blockchain permitirá mais controle sobre estes dados.

A aplicação do Blockchain, em um futuro não tão distante, fará parte do cotidiano de todas as empresas. Ao permitir uma descentralização da informação e transações consensuais mais seguras, a tecnologia trará eficiência e mais satisfação para consumidores, marcas, e agências.

Se você gostou do texto, deixa seu aplauso e vamos continuar essa conversa nos comentários! Para batermos um papo, você também pode me achar no LinkedIn.

--

--

Luiz Carvalho
Nexo AI
Writer for

Fundador & CTO da Nexo AI, pesquisador apaixonado por tecnologia e educação