RPA sem complicações: conheça vantagens e mitos sobre a tecnologia

RPA tem sido um dos conceitos mais procurados atualmente pelas empresas. Entenda o que é e quais são suas vantagens

Luiz Carvalho
Nexo AI
3 min readMar 22, 2019

--

RPA agiliza processos e otimiza performance de resultados para empresas e colaboradores

RPA te parece um termo comum, mas não tem certeza do que essa sigla quer dizer? Robotic Process Automation (“Automatização Robótica de Processos”) é um procedimento que, como o nome já antecipa, automatiza tarefas sistemáticas com uso de softwares que são capazes de lidar com regras complexas. Esses robôs são desenvolvidos para execução e interpretação de tarefas sem que haja intervenção humana.

Um exemplo? Preenchimento e leitura de planilhas. Uma máquina é capaz de realizar essa tarefa para milhares de dados em poucos segundos, Implementar esse modelo de automatização representa um grande passo no contexto de transformação digital no qual vivemos e, também, acarreta uma série de mudanças positivas tanto para as empresas, quanto para os times que serão aproveitados para funções estratégicas.

Como RPA funciona?

A partir de estudos de procedimentos internos e particularidades de negócio da empresa, um software vai interpretar tudo o que deve acontecer em formato de regras e comandos lógicos. Sem mistério nessa parte. Mas, para a RPA ser realmente atrativa, o uso de ferramentas de Machine Learning e Inteligência Artificial funcionam como pano de fundo para tornar a solução ainda mais acurada e capaz de resolver situações complexas.

O mecanismo de RPA pode ser inteiramente customizado ou se basear em sistemas já existentes, este último recomendado para tarefas mais simples. Estima-se que por volta de 30% de todas as tarefas de uma empresa possam ser aliviadas por procedimentos de automatização. A escolha por esse método vai depender de estudos que irão avaliar custo, benefício, ganho de performance dentre outras métricas que sejam relevantes ao negócio.

Outras Vantagens do RPA

  • Colaboradores mais focados: diminui a quantidade de operações mecânicas que, em geral, são massantes e chatas. Com a otimização do tempo, os colaboradores da empresa podem dedicar seu tempo à funções estratégicas ou criativas e também apresentar tarefas com maior valor agregado ao negócio.
  • Otimização de processos: algumas tarefas quando realizadas manualmente precisam de vários passos que tomam tempo e concentração. Já quando são transferidas para o modelo de RPA, com poucas regras de funcionamento, podem ser feitas de uma única vez.
  • Redução da taxa de erros: imagine a situação onde uma pessoa é responsável por avaliar milhares de documentos por semana. Depois de algumas horas fazendo isso ela pode acabar cometendo erros por causa do cansaço. Já uma máquina não teria esse tipo de problema, diminuindo a porcentagem de processos equivocados.
  • Agilidade de atendimento: preenchimento de formulários, por exemplo, pode ser automatizado tanto para agilizar o procedimento junto ao cliente quanto para a gravação das informações no banco de dados. Deste modo, todos saem ganhando com a adoção da ferramenta.
  • Execução contínua: para empresas que lidam com volumes muito grandes de informações é a possibilidade de processamento ininterrupto — softwares podem passar 24x7 trabalhando nesse sistema de automação sem que haja nenhuma contrapartida.

No cenário onde velocidade, otimização e inovação são as palavras de ordem da organização econômica do mundo, Robotic Automation Process chegou para ficar e melhorar muitos processos dentro das empresas.

Siga a Nexo AI aqui no Medium para mais conteúdos sobre I.A, Chatbots, Blockchain, Machine e Deep Learning. Você também pode nos acompanhar no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.

--

--

Luiz Carvalho
Nexo AI
Writer for

Fundador & CTO da Nexo AI, pesquisador apaixonado por tecnologia e educação