Front End de alta resolução

Ney Barão
Ney Ricardo
Published in
2 min readJan 16, 2017

Em busca do Pixel Perfeito

Em 2014 fui convidado a palestrar no Front In CG e resolvi falar sobre design e desenvolvimento web para dispositivos de alta resolução.

Na época o tema era quase um tabu (mesmo com os telefones da Apple ostentando suas telas Retina desde 2011), mas ainda hoje dá pra se impressionar com a quantidade de designers e desenvolvedores que ainda se atrapalham com medidas, tamanhos de tela e assets.

Pixel Perfect — O Pixel Perfeito

No tempo em que as densidades de tela mais comuns giravam entre 72ppi e 96ppi (Pixels Per Inch), costumávamos nos preocupar muito mais com o alinhamento dos objetos que desenhávamos à grid de pixels. Afinal, era inevitável não notar aquele borrão incômodo que fazia qualquer um pensar que estava com a vista cansada.

Pixel Grid — Donkey Kong

Hoje, com resoluções 4 vezes maiores do que há 6 anos, dá pra se preocupar menos, mas ainda é de bom grado manter a tradição, mesmo utilizando softwares sofisticados de desenho vetorial de interfaces como Sketch ou o Figma.

Front end responsivo

Além da qualidade das telas e das ferramentas de desenho de interface, o HTML e o CSS têm evoluído muito, permitindo assim a exibição da interface específica para cada tamanho, resolução, plataforma e tamanho de banda do dispositivo para o qual estamos desenvolvendo.

E com a chegada do SVG à web, o tamanho das imagens quase deixou de ser um grande problema.

Front end de alta resolução — Em busca do pixel perfeito — Ney Ricardo @ FrontIn CG 2014

Deixei aí os slides da minha palestra caso alguém queira dar uma conferida.

--

--