Bioginástica

Orlando Cani, Marcelo Barros e Tiago Haddad

Publicado na edição #NEZMAG06

Bioginástica é uma disciplina de conscientização desenvolvida pelo professor Orlando Cani. É uma maneira de aproximar-se de si mesmo, e se permitir agir natural e espontaneamente, livre de expectativas, obrigações, esperanças e medos que interferem com o fluxo natural. Trata-se de uma tomada de consciência mais longa, quando então, você vai sentir novas sensações na vida. Utiliza influências de diversas técnicas corporais ocidentais e orientais aplicadas ao treinamento desportivo, aulas coletivas e individuais.

A pesquisa teve início na década de 60, quando o professor Orlando Cani formado em Educação Física, era atleta e treinador, conheceu o ioga. Passou aplicar as técnicas do ioga em seu treinamento e de seus atletas e começou a observar uma melhora significativa, não só nos resultados, como em seu próprio corpo, passando a utilizar as técnicas de respiração, relaxamento, concentração e meditação, na ação. Aos poucos foi incorporando outros sistemas e criou uma disciplina corporal e mental que mais tarde veio a ser utilizado por grandes atletas como Rickson Gracie, Fernanda Keller e as seleções de vôlei do técnico Bernardinho. No início da década de 70, ele começou aplicar essas técnicas em suas aulas de ginástica na sua academia que existe até hoje. Buscou uma ginástica que não seja exclusivamente física, mas que se dirija a outros níveis do ser como fonte saúde física, emocional e mental. A ginástica da vida.

O método é fundamentado no Yoga, Tai Chi Chuan, Kempo, expressão corporal e dança. As aulas são espontâneas e criativas, sem a utilização de uma sequência pré determinada ou um grande número de repetições do mesmo movimento. O professor cria a movimentação espontaneamente e os alunos o segue. Exigindo o máximo de atenção dos praticantes, desenvolvendo a velocidade de reação, coordenação motora, concentração e a respiração durante os movimentos.

Na ginástica comum existe um desgaste de energia físico e mental, enquanto na Bioginástica enfatiza não só o trabalho físico como um acúmulo de energia, pois tem uma recuperação imediata através de sua base, que é o Ioga. Entre os benefícios da prática da Bioginástica, estão:

  • Melhora da força e resistência muscular
  • Aumento da flexibilidade, equilíbrio, coordenação e agilidade
  • Maior consciência corporal e concentração
  • Diminuição das tensões, estresse e ansiedade
  • Estímulo da intuição, instinto e criatividade
  • Auxilia no aprendizado e controle da respiração
A Bioginástica auxilia as pessoas na busca do equilíbrio entre razão (neo cortex) e emoção (sistema límbico) através do movimento criativo e contínuo, lúdico e sem regras específicas. Algo em que cada um deve buscar e desenvolver dentro e não fora, pois exercício físico é movimento, e movimento é emoção, sentimento… No momento em que equilibramos essas ações damos chance de expandir a consciência e desenvolver um estado de espírito.
Leia Também: “Meditação como Medicação”

Podemos despertar o corpo de várias maneiras. Uma delas está na meditação, numa reflexão, numa tomada de consciência e na vontade de mudar, progredir! Busquemos práticas que estimulem não só o físico mas uma consciência; uma alimentação equilibrada; o descanso; o social; leituras; contato diário com a natureza; praticar minutos de silêncio; refletir sobre suas ações e comportamentos. Enfim, o corpo é a propriedade mais valiosas que temos, é o veículo mais sofisticado que existe neste planeta. Estar conectado com ele nos auxilia na busca pelo autoconhecimento, a reconhecer nossas limitações e possibilidades e a cultivar o estado de presença. Pois o meditador é um observador. Tudo vai depender do estado de atenção plena do aqui e agora. O aluno através da prática constante acaba desenvolvendo uma percepção corporal maior na sua vida cotidiana, executando seus movimentos diários mais consciente, sem tensões e longe do estresse.

Lembramos que a vida é movimento e ela está sempre nos desafiando, esteja atento com seu corpo e sua saúde!

21–3648–1973 | academia@orlandocani.com.br / Av. Nsa. Sra. de Copacabana 690, sala 1003, 10º andar. / www.orlandocani.com.br