HT Personal

Foto: Vinícius Vargas

Conversamos com Helder Tebaldi — da HT Personal, sobre seu projeto que há 3 anos realiza treinos ao ar livre em bairro Jardim Normândia — Volta Redonda, RJ.

Publicado na edição #NEZMAG06

NEZ: Conta um pouco sobre a sua história…

HELDER: Sou natural de Duque de Caxias-RJ, 25 anos. Cheguei em Volta Redonda aos 13 anos e já entrei para a vida de atleta, fui nadador e competi pela equipe do SESI-VR até os 17. Além da natação sempre fui envolvido com o esporte, artes e encontros sociais que me permitiram tomar a decisão de ser um Educador Físico com pensamentos voltados para o corpo e mente conectados de forma consciente. Aprendi muito com um intercâmbio que fiz para Vancouver – Canadá em 2010, me mostrou um lado mais “fora da caxinha” que o mundo pode nos oferecer. Voltando de lá iniciei a Graduação em Educação Física, concluindo em 2014 e concluindo uma Pós Graduação em Treinamento Funcional no ano de 2016, além de ser formado em Pilates. Em agosto completam 3 anos de Treinamento Funcional e Slackline ao ar livre na Praça do Jardim Normandia – Volta Redonda, com muitos clientes satisfeitos não só com os benefícios do TF, mas com a socialização que o ambiente outdoor proporcionou. Hoje estou realizado com a forma que trabalho e venho estudando para melhorar cada vez mais, o objetivo é crescer como professor e empresário.

Como funciona seus treinos? Qual o fundamento deles?

Os meus treinos são realizados na Praça Felipe Name, bairro Jardim Normandia - VR de segunda-feira a sexta-feira com horários na parte da manhã, tarde e noite. Abordo quatro pilares de treinamentos para aplicar a minha própria metodologia (HTPersonal), são elas: Treinamento Funcional, Pilates, Yoga e Ginástica Olímpica. Essa metodologia proporciona ao atleta ou aluno uma grande quantidade de exercícios que competem no objetivo dele e no objetivo do Personal. O treinamento ao ar livre auxilia bastante no desenvolvimento e evolução do treinamento por ser um ambiente descontraído e amplo.

Qual a diferença entre a ginástica comum e os seus treinos?

O meu treinamento proporciona consciência corporal para desenvolver de forma saudável padrões do movimento. Os padrões de movimento são agachar, saltar, empurrar, arremessar, puxar, levantar e rodar. Podemos melhorar estes padrões em outros tipos de treinamento com auxílio de máquinas (deixando o movimento robótico e o corpo automatizado), mas no Treinamento Funcional, aplicamos os estímulos em muitas das vezes com acessórios ou somente com o corpo que auxiliam a consciência corporal e ganho do objetivo do cliente com mais qualidade.

O que você poderia nos falar sobre consciência corporal?

Consciência corporal é a função do indivíduo perceber ele mesmo no tempo e espaço. O exemplo mais simples de movimento com consciência é o caminhar olhando para frente sem precisar robotizar o movimento e pensar: O que faço? Perna para direita para frente e após a esquerda). Com consciência o andar segue naturalmente.

Quais os benefícios da prática?

Melhorar os padrões de movimento, ganho de consciência corporal, explorar novos movimentos e habilidades que seu corpo é capaz, deixar o corpo com movimentos mais inteligentes, realizar exercícios com graus mais elevados, trabalhar de forma consciente com corpo e mente.

Qual a importância em se observar? (Sentir o corpo e estar conectado com ele)

Perceber que você está vivendo e não sobrevivendo. Viver é algo intenso, planejado e sentido. Observar seu corpo conectado no trabalho, estudos, relacionamentos, exercícios, faz de você um ser consciente!

Existe relação entre a prática do exercício físico e saúde emocional / espiritual? (Qual?)

Gosto de dar o exemplo da capoeira e do slackline. É uma atividade ancestral que proporciona uma grande movimentação do corpo e percepção do ser no tempo e espaço. Jogar e treinar capoeira vai além de movimentos, o capoeira precisa sentir o corpo, o outro, os instrumentos e a energia que ele está disposto a doar. Já o Slackline, é uma atividade individual, você precisa estar conectado com seu eu e muito bem treinando para vencer o desafio da fita que quer te jogar para o chão o tempo todo. Você tendo o domínio da técnica e estar consciente, andar do Slackline vira uma prática prazerosa e nada desafiadora.

Mesmo nos movimentando diariamente, é possível que o corpo esteja adormecido?

O corpo se acostuma com movimentos repetitivos, e assim nos deixa adormecido.

Como despertar o corpo?

Conhecendo o estado atual do corpo, podemos evoluir e despertar. Como? Devemos dar estímulos (novas fontes de energia) para ele. Faça movimentos ou coisas que nunca fez ou aprimore movimentos, dance, pule, corra, nade, faça uma viagem, o seu corpo irá agradecer.

Quais dicas você daria para quem quer começar a mudar, agora?

Converse com você mesmo, se programe para fazer no mínimo três dias de atividades por semana. Procure algo que deixe você feliz e desenvolva sua consciência corporal, motora e emocional. Tenha uma boa alimentação, esteja consciente em tudo que você faça e viva!

Cel: (24)-99991-7274 / Email: htebaldi14@gmail.com / Instagram: @htpersonal / Facebook: Hélder Tebaldi /
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.