Um novo tipo de máquina voadora — Omnicoptero

Níckolas Goline
nGoline
Published in
1 min readJun 1, 2017

Não seria incrível se um drone pudesse se movimentar em qualquer direção sem ter que girar ou se inclinar? Dario Brescianini e Raffaello D’Andrea, do Intituto de Sistemas Dinâmicos e Controle da universidade ETH Zurich, criaram o Omnicoptero, que faz exatamente isso utilizando oito rotores configurados de tal forma que permite que ele se mova com seis graus de liberdade.

Os motores são reversíveis e podem gerar empuxo em ambas as direções. O Omnicoptero leva a bordo um computador de voo Pixhawk PX4FMU, 8 motores brushless e controladores, uma bateria LiPo de 4 células e 1800mAh e rádios para comunicação. O rádio é necessário porque todos os cálculos para o posicionamento são feitos em um computador desktop, que envia todos os comandos para o veículo. O computador sabe o exato posicionamento e orientação do veículo pois eles testam seu funcionamento em uma grande sala na ETH Zurich toda equipada com um sistema infravermelho de captura de movimentos, a Flying Machine Arena.

https://www.youtube.com/watch?v=sIi80LMLJSY

https://www.youtube.com/watch?v=0gR1ekapOAE

A Flying, Fetching, Helping-Hand Omnicopter via [Hack a Day]

--

--

Níckolas Goline
nGoline
Editor for

Blockchain Engineer @Transfero Swiss. In love with aerospace technology, stumbled upon Bitcoin in 2009 & funded Mineirama in 2017.