Transformação digital: o que é, como aplicar na empresa?
A transformação digital está acontecendo em diferentes setores da economia e dificilmente alguma empresa conseguirá ficar fora desse processo. Tecnologias como inteligência artificial, big data e internet das coisas estarão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e entender as mudanças é a melhor forma de se preparar para o mercado.
Se você já é apaixonado pelo mundo tech (assim como nós), provavelmente já deve ter observado algumas mudanças. São máquinas conectadas entre si, robôs para auxiliar em tarefas repetitivas e muito mais!
As indústrias 4.0, por exemplo, já estão embarcando nesse conceito e promovendo mudanças significativas em seus processos. E você, vai ficar de fora? Vem com a gente e acompanhe tudo que está por vir! 😄
Afinal, o que é a transformação digital?
Buscar a transformação digital em uma empresa não é apenas contratar um software, fazer a implementação e começar a usar. Ela vai além com a coleta e tratamento de dados, conectividade entre as máquinas e agilidade nos processos. É a tecnologia no centro de tudo. 😃
Empresas mais modernas, como as startups, já surgiram nesse meio de digital e não precisam, geralmente, fazer mudanças significativas em suas operações. Porém, as organizações mais tradicionais podem ter mais dificuldade para aplicar essas mudanças de forma significativa.
O conceito da transformação digital, então, busca reduzir o trabalho repetitivo do ser humano e repassar essas tarefas para as máquinas. Em contrapartida, as pessoas terão mais tempo para pensar, planejar, criar e mudar o mundo. Ou seja, é quase uma parceria entre máquinas e homens. 😁
Por exemplo: não é necessário ter uma pessoa para lançar dados em uma planilha, inserir fórmulas e realizar uma comparação dos valores. Isso é um trabalho burocrático (e muitas vezes até chato, certo?). Com a tecnologia, o colaborador pode ter essas informações prontas em suas mãos para analisar, tomar uma decisão e fazer o encaminhamento de um projeto. Simples, fácil e rápido! 😄
Exemplo na indústria
Se pegarmos o contexto da indústria, por exemplo, a mudança por ser ainda mais significativa. Imagine uma empresa que produz alimentos. Ela precisa ter todas as atividades em sequência para não existir gargalos na linha de produção. Então, a internet das coisas permite o acompanhamento de todas as atividades e identificação se existe alguma máquina com falhas. A qualquer sinal de problema a equipe técnica pode ser acionada para realizar a manutenção e evitar grandes paradas na cadeia produtiva.
O monitoramento não para por aí. Todos os processos funcionaram conforme precisava e o produto ficou pronto, embalado e agora precisa ser armazenado na temperatura adequada para não sofrer alterações. Como saber se o refrigerador está conseguindo manter a temperatura 24 horas por dia? Um sistema de monitoramento de temperatura faz esse acompanhamento e emite alertas para um smartphone cadastrado, possibilitando, assim, a correção da falha antes que haja prejuízo.
O acompanhamento, inclusive, pode ser feito até a ponta final dessa cadeia com o monitoramento durante o transporte e também no espaço da venda. Incrível, né? 🤩
A tecnologia, então, valoriza o trabalho colaborativo entre as equipes, a integração das informações e processos de um negócio.
Como iniciar a transformação digital do negócio?
Com algumas mudanças na cultura da empresa e na dinâmica de suas atividades é possível dar os primeiros passos em direção ao futuro (que está bem aqui ao lado). Veja:
Cultura digital
Em primeiro lugar, os gestores e colaboradores da empresa precisam compreender e entender a importância de aceitar a transformação digital. A partir daí, é possível iniciar a mudança na cultura do negócio e no comportamento das pessoas, com a valorização do uso de tecnologias.
Capacitação constante
Você consegue acompanhar todos os aplicativos lançados para o seu smartphone? É quase impossível, certo? Afinal, já existem soluções para quase todos os problemas das pessoas. 😊
Pois é, no ambiente corporativo também é assim. Diferentes startups passaram a criar soluções para resolver os problemas das empresas e cada uma funciona de uma forma diferente. Sendo assim, é necessário treinar o colaborador para o uso das novas plataformas adotadas pelo negócio, além de dar preferência para os modelos mais fáceis de usar.
Análise dos processos
Uma empresa com um número significativo de colaboradores e com anos de experiência já deve ter criado variados procedimentos internos como: aprovação de pedido, ordem de pagamento, relatório financeiro, métricas de controle de qualidade, padrão de atendimento ao cliente. Ufa, é lista que não acaba mais! 😰
Se a sua organização também é assim, está na hora de reavaliar se todos esses processos são realmente necessários. A melhor opção, nesse caso, é conversar com os colaboradores para entender se há etapas que podem ser retiradas ou até melhoradas e identificar como a tecnologia pode contribuir com as atividades. Quem sabe é possível automatizar alguma tarefa?
Projeto de transformação digital
Chegamos ao momento que você tanto esperava! Depois de reavaliar toda a estrutura da empresa é a hora de iniciar a transformação digital. Você pode listar quais são as ferramentas tecnológicas mais importantes para serem implantadas no momento e pesquisar se elas fazem uma conexão entre si. Aí pronto, é só dar sequência ao que foi planejado!
Percebeu como a transformação digital surgiu para melhorar o nosso trabalho? Por aqui nós adoramos a tecnologia e a forma como ela nos dá mais liberdade para pensar, criar e agir. Afinal, tudo começa e termina com as pessoas e as ferramentas são apenas aliadas em todos os processos. Gostou de ver como a tecnologia está melhorando a nossa vida? Então aproveite para curtir as nossas redes sociais Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo que acontece neste mundo tech!