2 Certificações de marketing de conteúdo que valem a pena

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy
Published in
4 min readJul 8, 2016
Photo by Olu Eletu on Unsplash

Já tinha dito há algumas semanas que faria o curso de marketing de conteúdo, da Rock Content, e o de inbound marketing, da Hubspot. Porém muitas coisas aconteceram nessa semana, então acabei não fazendo o da Hubspot, mas em compensação fiz um da Escreva para Web, ligada à Rock Content, de Produção de Conteúdo Web.

Enfim… vamos às avaliações.

Marketing de conteúdo — Rock Content

Esse curso tem como o objetivo mostrar os processos de planeamento, execução e mensuração de marketing de conteúdo, além de mostrar os efeitos da aplicação dessa estratégia no seu negócio.

O curso em si é ótimo, além da Rock Content disponibilizar vários ebooks, blog posts e muitos outros materiais que valem muito a pena estudar. Além de ser muito bem explicado e organizado.

Eu diria até que um completo leigo em marketing, conseguiria aplicar essa estratégia à sua empresa e aumentar bastante os números das suas vendas.

A prova é simples, mas vale a pena dar uma estudada. Eu tirei 90%! Deixa depois nos comentários quanto vocês fizeram.

Produção de Conteúdo Web — Escreva Para Web

Já esse curso tem como o objetivo mostrar uma estratégia de produção de conteúdo web, focada em texto, aliada ao marketing de conteúdo. Resumidamente, um curso de redação e marketing.

Realmente gostei do curso, pois ele trata de uma tendência que está crescendo muito em blogs, principalmente de empresas. Mostra conceitos de SEO, além de planejamento de conteúdo. Ótimo para quem escreve muitos posts.

Aproveito e deixo a dica de prestar atenção na documentação de conteúdos. Quando for planejar qualquer tipo de conteúdo, tenha anotado os passos que você precisa para concluir o projeto. Você vai entender melhor no curso.

Além de oferecer conteúdo suficiente para se tornar um redator, a Escreva para Web tem um programa para se tornar redator, que está passando inclusive a exigir esse certificado. Então fica a dica pra vocês.

Eu achei a prova bem difícil. Assumo que só tirei 76%, depois de ter tentado duas vezes. Achei um erro por parte do curso, pois a prova tem 10 questões (de 50) sobre gramática, e o curso em si só diz para prestar atenção com erros gramaticais. Então vale dar uma estudada antes de fazer a prova. Deixa sua nota aí nos comentários!

Lembrando que eu escrevi esse post usando alguns dos conceitos que eu aprendi no blog. Vamos ver se valeu à pena, né?

Certificações x Faculdade

Ambos os cursos abordaram matérias que eu tive na faculdade. Já deixo claro que eles tem a vantagem absurda de serem gratuitos, apesar de eu fazer uma faculdade pública, e que podem ser feitos de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Os gastos de tempo e dinheiro com condução são notáveis.

O curso de marketing, na minha opinião, abordou muito melhor, e com muito mais atualidade uma matéria semelhante que tive na faculdade. Sem falar que o material deles é absolutamente completo, me dando opções de eu baixar os ebooks, blog posts, ou até as aulas, quando eu quiser.

O de produção de conteúdo, praticamente não posso comparar, pois a matéria que eu tive na faculdade foi ridícula, em questão de não ter tido nenhuma aula boa, nem material para estudo. Eu realmente considerava uma perda de tempo.

Porém, apesar desse desfalque, posso garantir que a matéria oferecida pro esses dois cursos, valem muito mais a pena do que um oferecido por faculdades. Deixo o espaço dos comentários livre para debate.

Provavelmente na semana que vem, já escreverei minhas experiências com alguns cursos da Universidade do Marketing, ou do curso de Inbound Marketing da Hubspot. Sigam meu perfil e essa publicação (os dois botões de follow aqui em baixo), para conferir mais tarde o resultado!

Confira também o que é o projeto #SegundaFaculdade e comece um projeto desses você também!

Caso você tenha gostado desse texto, clique no ❤ ali embaixo, para ajudar esse texto a ser encontrado por mais pessoas (e me deixar mais feliz haha).
Também aproveita e já me segue!

--

--

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy

Design, marketing e mais algumas dessas áreas da moda.