Começando a estudar moda e recebendo elogios

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy
Published in
3 min readSep 12, 2016
Uma das melhores escolhas que já fiz.

Resgatei esse texto dos meus rascunhos, que me fez perceber o quanto esse estudo realmente valeu à pena. Depois de um tempo estudando, recebo MUITO mais elogios sobre minha aparência do que antigamente.

Eu me sinto muito mais seguro, bem vestido e confiante do que três meses atrás, disposto até a tentar usar roupas que eu jamais usaria, mas que sei que ficaram ótimas.

Só para ter a ideia da loucura, ontem eu saí com uma flor amarela — que eu ganhei de um morador de rua por estar muito bem vestido — presa no meu cachecol vermelho, que eu fiz, de maneira que ela se tornou o destaque principal.

Diferente de design e marketing, que eu já estudei ou trabalhei na área, moda parte muito mais de um hobby. Não apenas de me vestir bem ou fazer compras, mas de um gosto crescente, principalmente pela parte artística da moda.

Então, talvez, por esse motivo, moda seja um assunto muito mais difícil, pelo menos pra mim, de ser estudado. Sem falar que vejo moda como uma área onde é necessário saber de tudo um pouco, para colocar o seu repertório cultural ao máximo dentro do seu trabalho.

Então vamos logo à como eu decidi estudar.

Consultoria de estilo e Cool Hunting

Essas matérias, provavelmente você já estuda e não sabia. Um cara que sou muito fã, Aaron Marino, do Alpha M., conta a história de que como ele se vestia muito bem, um dia um conhecido o pediu para que o ajudasse a dar um jeito no seu visual, por conta de seu bom gosto, inclusive o pagando por seus serviços. Depois disso, ele resolveu começar a trabalhar com isso, mas você pode conferir toda a história dele aqui.

O importante para se aprender da história dele, é que como ele mesmo diz, consultoria de imagem se trata de uma opinião que você oferece à uma pessoa. Então se trata exatamente de absorver o máximo possível de informação, e selecionar quais são boas para compor um estilo.

Cool Hunting basicamente é a mesma coisa. Você vai observar como as pessoas à sua volta, ou em grupos específicos se vestem, para identificar tendências. Então de certa forma, são complementares.

Esse vídeo da Bruna Gullaci, do Meu (en)canto explica muito bem como nascem tendências, além de um pouco do trabalho de um cool hunter. Outro cara que admiro muito também é o Coloral, do Macho Moda, por além de estudar muito tendências, tem um estilo bem parecido com o meu.

Caso queira se aprofundar mais na área de Cool Hunting, deixo esse curso gratuito do skillshare, que te explica passo à passo como começar, além de dar dicas de ótimos blogs, revistas e materiais de estudo.

E gostaria de fazer um pedido à grande maioria dos homens, que parem de achar que moda é frescura, e pelo amor de deus, comecem a se vestir bem. É muito mais fácil e prazeroso do que parece (E vocês vão pegar mina pra porra, sério). Sem falar que precisamos de mais peças de roupa nos brechós.

Confira também o que é o projeto #SegundaFaculdade e comece um projeto desses você também!

Caso você tenha gostado desse texto, clique no ❤ ali embaixo, para ajudar esse texto a ser encontrado por mais pessoas (e me deixar mais feliz haha).
Aproveita e também já clica nos dois botões de follow aí de baixo!

--

--

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy

Design, marketing e mais algumas dessas áreas da moda.