Não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy
Published in
4 min readSep 16, 2015

--

Para muitos, é o melhor jeito de aprender e garantir seu futuro, mas será que isso é verdade?

Vou ser sincero que roubei essa frase de um post que vi no facebook esses dias, mas infelizmente, tem muita gente que não concorda comigo. Queria mostrar aqui o porque parar de depender do sistema de ensino é a melhor coisa que você pode fazer, pelo menos na área de criação.

Já a algum tempo, eu vou me virando para aprender as coisas por conta própria. Assumo que já fiz um curso do estilo convencional, presencial, no Senac, que posso dizer que é uma excelente instituição caso você queira fazer um curso. Também fiz faculdade lá, mas não me dei bem por uma série de motivos, os principais, distância e falta de aprendizado.

Tive professores muito bons na faculdade, mas a realidade é que lá não é o lugar certo para se aprender. Até é meio ridículo pensar assim, mas explicarei o porque da faculdade ser muito mais interessante para colocar no currículo, do que para colocar no portfólio.

Cursos online

Você já percebeu que a internet ainda não é usada para o ensino? Irônico vindo de algo criado com o objetivo de compartilhar informação. Em aulas de pesquisa na faculdade, me ensinaram tudo, menos como fazer uma pesquisa boa de verdade na internet (dica). O ensino continua a mesma coisa nos últimos 50 anos, sem falar que sua última grande revolução, foi a invenção do livro.

Sempre assisti aulas online, sobre diversos assuntos. Digo constantemente que “o que o Youtube não ensina, não pode ser aprendido”. Lá eu aprendi o básico das principais ferramentas que uso para fazer trabalhos. Aprendi tanto, que posso garantir que não aprendi NADA na faculdade ou no curso que fiz pelo senac.

Na minha opinião, o ambiente virtual é muito mais agradável para o aprendizado. Por exemplo, quando fiz faculdade, demorava de duas a duas horas e meia de ida, mais a volta. Isso dava de quatro a cinco horas diárias. Quando fiz o curso que era mais próximo, demorava entre 45 minutos a uma hora. Coisa que rendia de uma hora e meia, até duas horas diárias. Você poderia gastar todo esse tempo estudando da sua casa.

Mas provavelmente, você não gosta do ambiente virtual, porque a faculdade fez você odiá-lo. Fez você fazer as matérias mais chatas do curso, com os piores professores e as avaliações mais bestas. Por isso que recomendo que veja cursos no coursera, udemy, ou no próprio youtube. Também deixo a sessão de cursos online do catraca livre

Projetos pessoais e aventuras

Olhando o meu portfólio, você pode ver que quase nenhum dos meus projetos foi feito na faculdade. E se você me perguntar, posso te afirmar que aprendi muito mais me aventurando, do que assistindo aulas com o professor na minha frente.

Comecei a me aventurar editando fotinhos bestas no photoshop, até que fui evoluindo, fazendo algumas artes, até que comecei a fazer flyers e capas do facebook para uma balada. Aí aos poucos fui aprendendo html5 por conta própria, quando eu vi, já estava fazendo cursos de social media, o que me levou a cuidar da página de uma loja de produtos indianos, me preparando para lançar o site.

Nas minhas aventuras construindo coisas (adoro DIY), aprendi a fazer um estabilizador de câmera, o que me levou a aprender sobre fotografia e pós-produção, me trazendo a oportunidade de começar um projeto de filmagem de vídeos de festas.

Comece você também!

Não estou dizendo para que saia da faculdade, porque isso pode acabar levando a uma discussão familiar, a sofrer o preconceito que eu sofro e a viver uma vida que pode ser muito arriscada, mas por favor, pare de depender da faculdade.

Deixo aqui um artigo do medium para deixar salvo pro resto da vida, com trezentas coisas gratuitas e sensacionais, também deixo a recomendação do Jornalistas Livres, Democratize e do Medium Brasil, para que comece a pensar fora da caixa, e aprender o que a faculdade não te ensina.

Recomendo começar um projeto agora. Se for da área da criação como eu, acho uma boa ideia que escreva, simplesmente botando suas ideias para fora, ou então crie uma arte ou peça gráfica. Acho que é até hora de compor aquela música que nunca saiu.

Se organize. Se puder, tatue isso no seu braço, para ver todo o dia. No windows 8 em diante, você tem a opção de sincronizar tudo com o one drive. Se tiver dinheiro, compre um HD externo. Eu salvo tudo por pastas. Uma para trabalhos, uma de resources, programas e tudo que eu preciso para facilitar o meu trabalho.

Falando em facilitar o trabalho, aprenda todas os atalhos possíveis, ou formas de economizar o tempo do seu trabalho. Você vai ver a vantagem quando terminar trabalhos que demoraria cinco horas em meia hora (sim, já fiz isso).

Independente da sua área, recomendo ensinar alguém. Ensine alguém como se fazem as coisas da sua área na vida real, não como ensinam na faculdade. E passe todo o seu tempo livre, e até o não livre, fazendo coisas agradáveis. Corra, ande de bicicleta, ouça música, assista um filme, um seriado, desenhos, descubra outras artes, e principalmente: Nunca pare de aprender coisas novas!

Se gostou do texto, clique no botão recommend (o coraçãozinho), para ajudar ele a ser encontrado por mais pessoas. Deixe também o seu comentário, para fomentar ainda mais a discussão sobre o assunto.

--

--

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy

Design, marketing e mais algumas dessas áreas da moda.