Sair do convencional é FODA

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy
Published in
3 min readJan 20, 2017

Sobre não jogar o Jogo da Vida como ensinaram

Quando eu era pequeno, sempre que eu jogava o jogo da vida, imaginava que eu só poderia seguir pelo caminho em que você vai pra faculdade. Na verdade minha família jogava com umas regras muito próprias. Tanto que quando eu comprei um novo jogo da vida (dos Simpsons), vi regras completamente diferentes.

Mas lembro também de jogar o mesmo jogo da vida, um antigo, marrom, na casa de um amigo meu. E ele jogava igualzinho a mim.

Se mais alguém jogava essa versão, me conte como era.

Pode parecer besteira, mas coisas como essa influenciam na vida de uma criança. Desde pequeno eu, e talvez muitos de vocês, fomos ensinados de que éramos obrigados a fazer uma faculdade convencional, ter empregos convencionais, um casamento convencional, além de todo o resto ser convencional.

Mas eu decidi fazer diferente. E é FODA

Aprender sem depender da faculdade não é simples. Você não tem grade curricular, horários, trabalhos e provas já prontos pra você fazer. E não pense que é só seguir o que fazem em uma faculdade, pegando por exemplo uma grade curricular e aprendendo de acordo com o que tem nela.

Aprender sem faculdade depende totalmente de você. Buscar coisas novas, aprender coisas novas, descobrir o que você precisa aprender, além de se virar de todas as maneiras possíveis. Acreditem ou não, eu já pirateei curso online, exatamente do jeito que você faz com filme, por meio de torrents.

Trabalhar por meios não tradicionais, talvez seja mais difícil ainda. Principalmente se você não tem os diplomas tradicionais. Você pode ter lido diversos livros, feito cursos online, participado de workshops, ter ido em palestras, até ter experiência de projetos. Mas se já é difícil para alguém que segue o modelo tradicional, imaginem os que tentam algo novo.

Nem vou falar sobre o quanto é difícil manter uma relação amorosa fora do padrão não convencional. Eu tenho amigos próximos que enfrentaram obstáculos por conta de diferenças étnicas, culturais e religiosas. Imagine então os que sofrem por suas diferentes condições sexuais, ou identidades de gênero?

Ter sucesso é FODA

Conversei com o Fabrício Castro, que traçou um caminho muito semelhante ao meu. Foi interessante ver caminhos, opiniões e escolhas extremamente parecidos. E acredito que é disso que se trata tudo isso. Aprender e ensinar.

Porém ele falou algo que é verdade.

Dá medo ser referência em algum assunto. E se as pessoas começarem a ter você como exemplo de determinado assunto. Imagine você sendo o formador, ou talvez uma expressão melhor, influenciador de opinião de outras pessoas.

É normal cometer erros. É normal falar algo que não seja a verdade absoluta para essas pessoas. E mais normal ainda é ter opiniões diferentes das próprias pessoas do meio. Principalmente nessa era de discussões online

Mas mesmo assim, é FODA

Não existe sensação melhor do que ser reconhecido. Pessoas te elogiarem pela sua inteligência, pelos conteúdos que produz, seus trabalhos, além de afirmarem ser tão bons, ou melhores que, de pessoas que seguiram os caminhos tradicionais.

É lógico que não se trata de ser melhor do que os outros, mas sim melhor do que você mesmo. Mas poucos sabem como é FODA ser comparado ao modelo tradicional.

Se pudesse deixar uma conclusão, seria de sempre apoiar amigos ou conhecidos que fugiram do modelo tradicional de alguma forma. Qualquer ajuda, pode fazer a maior diferença do mundo. Pode ser ela que faça a pessoa continuar querendo seguir em frente.

E graças à essas ajudas, decidi continuar querendo seguir em frente.

Caso você tenha gostado desse texto, clique no ❤ ali embaixo, para ajudar esse texto a ser encontrado por mais pessoas (e me deixar mais feliz haha).
Também aproveita e já me segue!

--

--

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy

Design, marketing e mais algumas dessas áreas da moda.