Um guia definitivo de como aprender a programar DE GRAÇA

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy
Published in
2 min readSep 1, 2016

Não se importe tanto com a parte do Web Design, isso aqui serve para qualquer pessoa que queira aprender a programar. E quando eu digo qualquer pessoa, quero realmente dizer qualquer pessoa.

Um dos grandes problemas de quem não segue um modelo tradicional de ensino, é saber por onde começar.

Pois bem… esse é um guia completo, a prova de falhas e bem estruturado, contando com as melhores práticas, de como aprender a programar.

E é de graça!

Bento.io

O bento é simplesmente um guia. Uma ideia tão simples e tão boba, que não tem como não se apaixonar. Não sei vocês, mas como eu estou fazendo basicamente a mesma coisa, eu achei fenomenal.

A ideia do bento é de te levar por todos os passos que um programador tem que seguir, passando desde os conceitos mais básicos, até os mais avançados.

Ele é um guia curado por um dos engenheiros do Stack Overflow, e é dividido em uma série de trajetos, passando por front end, back end e databases.

Ele vai te levar por diversos sites e cursos que eu mesmo recomendaria, se seu modelo já não fosse perfeito. Sem falar que vai realmente te ensinar a programar direito, inclusive mostrando as melhores práticas, e te acostumando da melhor forma.

Eu particularmente parei na parte de front end, mas pretendo continuar aprendendo mais. Conte depois qual foi a sua experiência com ele!

Você provavelmente já assistiu diversos filmes e séries sobre a vida, trabalho, ou até a história de alguns programadores e hackers famosos ou fictícios, como o Mr. Robot (vale muito a pena assistir), o Hackers , ou até jogos, como o Watch Dogs.

Todos os grandes do mundo digital, desde Bill Gates, Steve Wozniak, Mark Zuckerberg, entre muitos outros, aprenderam tudo sozinhos. Através de livros, fórums, experiências, guias, vídeo aulas, ou coisas do gênero.

Então o melhor caminho para você aprender linguagem web, é através da web.

Então esqueça esses diversos cursos pagos que existem por aí, pois a web inteira cresceu nesse formato. Fugir desse modelo é ir contra o movimento!

Caso você tenha gostado desse texto, clique no ❤ ali embaixo, para ajudar esse texto a ser encontrado por mais pessoas (e me deixar mais feliz haha).
Também aproveita e já me segue!

--

--

Nícolas Godoy
nicolasfgodoy

Design, marketing e mais algumas dessas áreas da moda.