Como preparar seu negócio para o futuro e atrair resultados surpreendentes.

Empresas modernas estão preparadas para o futuro, aquelas que dão as costas para as mudanças, terão tempos ruins.

Brian Moreira
nilo.blog
4 min readJul 23, 2018

--

Ter um negócio tradicional já foi sinônimo de confiança e estabilidade. Mas, com o passar do anos, essa imagem foi corroendo e hoje, empresas que antes eram admirados, lutam para não fecharem suas portas.

A dificuldade de aceitar novas ideias, em muitos casos, é o que impede os donos de empresas tradicionais de renovar o modelo de seus negócios e isso abre espaços para a concorrência satisfazer melhor a clientela.

Lembre-se, empreendedor: errar é humano, porém nos negócios, manter-se no erro é aumentar as chances de fracassar.

Geralmente os micro e pequenos empreendedores mais conservadores e tradicionais se recusam ou se acomodam perante as mudanças da sociedade, pois se apegam ao modelo de negócio que fez a empresa prosperar.

O que muitos esquecem é que empreender é servir clientes e se um modelo de negócio serviu bem, porém agora, dá sinais de estar obsoleto, ele preciso ser repensado.

O preciosismo pela estrutura e processos de um negócio faz seus donos serem contrários as mudanças e tecnologias do mercado e isso aumenta drasticamente as chances do fim dela estar próximo.

Muitos empreendedores tradicionais alegam, para perpetuar modelos falidos e justificar a falta de interesse pela mudança, que mudar um negócio pode ser caro e arriscado.

O que estes empresários esquecem é que não mudar significa aumentar as chances de perder consumidores para concorrentes e de fechar as portas.

O grande risco é não assumir nenhum risco. Em um mundo que muda, de verdade, rapidamente, a única estratégia com garantia de fracasso é não assumir riscos. — Mark Zuckerberg

Como pode ver, até mesmo o dono do Facebook, que ninguém esperava, mas hoje está sendo prejudicado por não assumir riscos, um dia já falou como a falta de mudança pode prejudicar uma empresa.

Qual a importância da mente aberta?

Empreendedores mais jovens, ou de mente aberta mostram que os resultados aparecem quando estamos mais interessados em satisfazer aos interesses dos clientes e não em manter nossos modelos.

Pode parecer uma loucura imaginar que seja saudável repensar, sempre que possível, uma empresa para melhor servir o consumidor, porém, é o que muitos empresários renomados fazem para se prepararem para as mudanças frequentes do mercado.

Antes era preciso de muitos recursos e mão de obra para se criar um produto, o que dificultava a entrada de novas empresas no mercado. Hoje, dependendo do nicho de atuação, uma pessoa com um computador já pode dar início a um projeto.

Por conta da facilidade, nunca foi tão grande o número de empresas concorrendo. Portanto, mais do que nunca, ter mente aberta para querer modernizar um negócio é o que diferenciará os empreendedores de sucesso daqueles que, infelizmente, quebrarão.

Ficará mais difícil, dia após dia, gerir um negócio, pois nunca foi tão fácil e barato criar uma empresa do zero. Com tanta facilidade, não se preparar para essa onda de novos concorrentes é pedir para quebrar.

A modernidade é mais barata.

Como foi apresentado anteriormente, muitos empreendedores usam o custo para legitimar a falta de interesse pelo moderno. A maioria só procura a mudança quando a situação está próximo ao irreversível.

Assim como doenças, que se diagnosticadas com antecedência são mais fáceis e baratas de serem curadas, empreendedores que buscam se modernizar, antes dos problemas surgirem, têm maiores chances de gastar pouco.

Quando deixamos de lado o pensamento tradicional e nos focamos em satisfazer nosso clientes, não importando o modelo, passamos a notar pequenos problemas em nosso negócio que podem ser resolvidos com pouco investimento.

Muitas negócios que não têm um site ou sistema administrativo, por exemplo, poderiam começar providenciando estas ferramentas, para assim, ter um ganho em diminuição de custos e aumento de produtividade.

Empresas como a Conta Azul, Wordpress, agências de publicidade e agências digitais podem auxiliar na construção deste site ou com a inserção de um sistema administrativo por um preço que varia de zero, até um valor que caiba no bolço.

Estar nas mídias sociais interagindo com o consumidor, por exemplo, também é uma outra mudança muito barata e interessante de se fazer. Por isso, contratar um profissional que produza conteúdos pode ser uma boa pedida. Há quem faça um artigo para seu nicho por poucos reais.

As campanhas publicitárias é outro ponto interessante. Nas mídias tradicionais o custo para se divulgar um negócio é enorme e dificilmente é possível ter métricas capazes de dizer se tais campanhas estão chagando nas pessoas certas, ou atingindo um número aceitável.

Com a propaganda online, ou melhor, o marketing de conteúdo, é possível investir em peças criativas e campanhas persuasivas por um valor dez vezes menor que os da mídia tradicional e, além disso, ter certeza que o número de pessoas que queria foi impactado com a divulgação.

Estes são alguns exemplos de que o custo não pode ser levado como critério para se excluir a possibilidade de modernizar um negócio.

A modernidade é mais segura.

Usando o exemplo do site e sistema acima, é possível notar que uma empresa que use tais tecnologias dificilmente irá perder dados importantes dos clientes, ou a chance de vender para prospetos.

Estar nas mídias sociais conversando com clientes, também trará mais segurança para o seu negócio, pois manter prospectos próximos da marca é o que toda empresa precisa para crescer ainda mais.

Caso esteja pensando em modernizar seu negócio, conte com a Nilo. Saiba que investir em uma equipe que faça boa parte dos serviços de modernização, pode trazer ainda mais segurança, pois ela pode conhecer atalhos que diminuirão seus custos e o tempo para se chegar em resultados.

Muito obrigado, caro leitor, por estar aqui acompanhando o blog da Nilo. Caso queira conhecer mais sobre o nosso trabalho e como ele pode ajudar você a dar o primeiro passo rumo a modernização seu negócio, continue seguindo nosso Medium para mais informações.

--

--