Tradicional x tecnologia

Enquanto o mundo evolui, há quem fique para trás esperando sua vez que nunca vai chegar.

Brian Moreira
nilo.blog
3 min readJul 8, 2018

--

O mundo evolui, precisamos seguir essa direção

A presunção é a pior inimiga dos empreendedores do século 21.

Acreditar que já sabemos o que as pessoas querem, sem nem ao menos perguntarmos para elas, é uma grande demonstração de prepotência.

Para uma empresa do século 21 ser próspera, ela deve manter contato constante com seu público através de seus canais de atendimento, assim como também, deve analisar os feedback de seus consumidores.

Já as empresas que serão substituídas, fazem o contrário. Funcionam com um modelo de gestão baseado em achismos e, hoje no mercado, isso já não tem mais vez.

O que a história mostra?

Quando uma nova tecnologia surge, milhares de outras desaparecem, o mesmo podemos notar no mercado. Negócios que fecharão, serão aqueles não acompanharão a evolução tecnológica por não acharem que essa evolução valha a pena o investimento.

E se você acha que meu interesse é ser alarmista, basta ver o número de empresas que nem ao menos têm um site disponível na web. Atualmente são mais de 50% no mundo. Para piorar, mais de 94% das pequenas empresas não utilizam as mídias sociais.

41% destas empresas alegam que o negócio delas não precisa da internet, pois se já funciona assim, por que mudar um time que está ganhando? Porém, elas esquecem que estar fora de um local onde 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas, é loucura.

O futuro não liga para a gente.

No passado o que determinaria seu sucesso, era seu timing para tomar decisões baseando-se no achismo. Hoje, presunções já não funcionam, pois são os dados que dizem o melhor momento de agir.

Através das métricas sobre seu consumidor, você saberá como servi-lo corretamente e é aí onde a internet deveria entrar em sua empresa, para coletar dados que digam a forma mais eficiente de satisfaze-los.

Não podemos esquecer que empreender sempre foi isso, servir uma solução aos consumidores de forma ágil. Assim, se você não correr atrás das novas alternativas para sanar as angustias do seu público, terá grandes possibilidades de ser esquecido por ele.

Se hoje a tecnologia nos permite estudar quem faz parte de nossa plateia, por que não utilizar estas informações para melhorar nossos negócios e atendimento?

As tendências são o futuro.

Dar as costas para o que as pessoas estão falando ou fazendo é o mesmo que cavar sua própria sepultura. Se estas pessoas, ao procurarem por soluções, não encontrarem sua marca, pois não está de olho nas tendências, terá grandes chances de fechar as portas.

Portanto, tome muito cuidado com essa mentalidade tradicionalista. Não se apegue ao seu modelo de negócios, ou a maneira em que você faz ele funcionar. Apegue-se a aquilo que as pessoas querem.

Para finalizar esse artigo, apresento a você, leitor, uma questão.

Se nem empresas grandes como Kodak, Blockbuster, SEGA, Itautech e BlackBerry, conseguiram manterem-se crescentes no mercado tecnológico de hoje, imagine um negócio menor que tem um empreendedor com mentalidade tradicionalista, será que ele sobreviverá?

Muito obrigado você, caro leitor, por estar aqui acompanhando o blog da Nilo. Caso queira conhecer mais sobre o nosso trabalho, por favor, nos siga em nossas redes sociais, pois é lá onde traremos mais conteúdos como este voltado a ajudar você a tornar-se um empreendedor melhor, ou fazedor melhor.

--

--