Você já pensou em mudar seu modelo de negócio hoje?

Descubra o porquê da mudança ser tão importante para a sua empresa.

Brian Moreira
nilo.blog
5 min readAug 9, 2018

--

modelo de negócio (canva)

Para muitos empreendedores um modelo de negócio é algo que não pode ser mudado em hipótese alguma. Há quem diga que se mudarmos muito podemos acabar desperdiçando dinheiro e tempo.

De certa forma quem pensa assim pode estar certo, pois se não soubermos alterar nosso modelo corretamente, podemos acabar prejudicando nosso negócio, mesmo que nossas intenções sejam as melhores.

Antes que tome qualquer decisão de mudança ou melhoria, através deste texto irei, quem sabe, tirar suas dúvidas sobre o que é um modelo (caso não saiba) e compartilhar motivos do porquê aconselho você a mudar o seu, sempre que achar que tem algo de errado.

Vamos do início.

Se nunca ouviu falar de um modelo de negócio eu irei usar carros como exemplo para que fique mais fácil a compreensão. Antes de começar a analogia, preciso que entenda a diferença entre tipos e modelos.

Jipes, hatch, esportivos são tipos de carros. Já os modelos são veículos que tenham características únicas, mas que sofrem alguma influencia dos tipos apresentados.

Para tornar ainda mais simples a explicação, peguemos como exemplo a SUV, um tipo de carro feito para andar em qualquer terreno, por conta da tração nas quatro rodas.

Existem diversos modelos de carros do tipo SUV, como o Rand Rover Evoque, que tem características únicas, mas que segue um padrão devido ao seu tipo de veículo.

Assim como acontece com o Evoque, uma empresa é de um tipo específico, porém deve ter um modelo único e exclusivo para ela.

Seu negócio pode ser uma "editora de livros", por exemplo, mas o modelo de negócio da sua editora deve ser diferente, ou melhor, em comparação aos outros para que se destaque.

Para resumir, cada negócio precisa, para que ele seja útil, de um modelo próprio que explique sua forma única de servir parceiros, clientes e funcionários.

Há um motivo ainda mais importante.

Quem ache que um modelo de negócio é feito apenas para mostrar ao mundo as diferenças de uma empresa frente as outras, está equivocado.

Modelos são mais importantes para a economia de um país do que para as empresas. Através deles novas formas de se criar valor na sociedade são descobertas.

Quando vamos contra a mudança de um modelo que já não está indo bem, não estamos apenas nos prejudicando, mas também toda a sociedade por recusarmos sermos melhores.

É justamente através da mudança que a economia pode tornar-se mais eficiente, pois é a concorrência entre modelos que fazem as empresas servirem melhor a sociedade como um todo.

Por isso não podemos achar que um modelo sirva apenas aos nossos interesses, na verdade, se não pensarmos no consumidor, parceiros e funcionários e em como servi-los, não podemos criar um negócios que seja, de fato, eficiente.

Não se apegue ao erro.

Você sabe a diferença de uma Startup para uma empresa tradicional comum?

Startups não se apagam ao erro, pelo contrário, elas utilizam os dados e o dia a dia com seus colaboradores para encontrar aquilo que elas estejam fazendo de errado, para assim melhorar.

E é justamente essa forma de pensar que fazem as Startups serem tão lucrativas e um grande sucesso para os consumidores. Elas não se apagam ao erro, se apagam aos interesses das pessoas.

Geralmente empreendedores tendem a se envolver demais com seus negócios, pois sabemos o quão importante é para um empresário sua empresa. Principalmente quando tudo foi iniciado do zero.

Se você é, caro leitor, empreendedor, sabe o quão importante é sua empresa para você e, se seu negócio está sofrendo a pressão do mercado, ou seja, se sente que ele está parando de crescer, pode ser que o seu amor por ele esteja atrapalhando sua evolução.

Isso é muito comum dentre os empreendedores, se apagam a aquilo que os fizeram sair do zero e chegar onde queriam. Porém, quando seus negócios param de crescer, ou passam a decair, não pensam em mudar seu modelo, por medo.

Na verdade, pelo modelo de negócio ser, como expliquei acima, aquilo que mostra as diferenças de uma empresa, se esse modelo estiver obsoleto, é muito difícil para o dono mudar, pois esse foi o modelo que destacou o negócio no passado.

Portanto, há uma mistura de apego com medo que gera a insegurança que fazem empreendedores não mudarem seus modelos quando é preciso. E essa aversão a mudança pode tornar irreversível a situação da empresa.

Os benefícios da mudança.

Não mudar pode, de fato, acabar com seu negócio, porém, caso a mudança seja realizada de forma sensata e correta, sua empresa pode tonar-se única e crescer muito mais do que crescia antes.

Por isso aqui vai três motivos principais para você, ainda hoje, repensar o modelo do seu negócio, caso ache que as coisas não estão indo bem.

1 — Atualizar sua empresa pode ser o que ela precisa para voltar a crescer, pois geralmente aquilo que funcionava antes para ela, pode não mais funcionar hoje.

2 —Novas oportunidades aparecem sempre que nós reviramos nosso negócio. Nós melhoramos, nos tornamos pessoas diferentes, desta forma, sua empresa precisa seguir essa mudança para que novas formas de lucrar surjam.

3 — Revisitar um modelo de negócio pode torná-lo mais barato e fácil para se administrar, pois as vezes mantemos coisas em nossa empresa que não fazem tanta diferença.

Agora que apresentei o que é um modelo de negócio e os pontos positivos de atualizar o seu…

que tal começar hoje a pensar naquilo que sua empresa deve mudar para voltar a crescer?

Espero que esse artigo tenha feito você olhar a mudança do seu modelo como algo que possa fazer seu negócio voltar a crescer. Caso você tenha alguma dúvida e queira a ajuda de alguém que busca sempre melhorar, entre em contato comigo aqui mesmo nos comentário que eu terei um grande prazer em passar aquilo que eu aprendi com o tempo sobre o assunto.

Muito obrigado pelo seu tempo e pela leitura. Espero que tenha ajudado você a ver a mudança com um melhor olhar. Forte abraço.

--

--