Como Hackear uma Conferência sobre Blockchain

Participação da Nimiq na TicoBlockchain 2019

Hiago Prata
Nimiq Translations

--

“Com licença, não sei muito sobre vocês… mas acho que vocês são da Equipe Nimiq”, ele escreveu no grupo do comitê organizador do evento. Naquele momento, percebi que aquilo poderia dar muito errado, e bem rápido…

A Costa Rica é um pedaço de terra de 51.000 km² que liga a América do Norte à América do Sul. É casa para cerca de 4,9 milhões de pessoas, e por volta de 540 delas fazem parte de um grupo do Telegram chamado BTCCR, dedicado a conversas sobre criptomoedas. Dessas 540 pessoas, 20 membros criaram um grupo dedicado a ensinar o que é blockchain aos Ticos (apelido carinhoso dos costa-riquenhos), e também com o objetivo de colocar a Costa Rica em destaque no espaço tecnológico das criptomoedas.

E essa é a Costa Rica, literalmente no mapa!

Em Maio do ano passado, foi organizada um conferência de dois dias no Panamá, recebendo convidados como Andreas M. Antonopoulos. Foi incrível! A apresentação do Andreas foi muito inspiradora, e o evento como um todo foi um sucesso; tudo isso fez dessa conferência a primeira da América Central… Caramba, deveria ter sido a gente!

Não me levem a mal, os Ticos (e eu, pessoalmente) tem uma boa relação com o Panamá… ainda assim, isso dá aquele sentimento de “por que a gente não pode fazer uma também?” Mas invés de ficar choramingando, nos inspiramos nos nossos colegas panamenhos e começamos a organizar a TicoBlockchain. E é claro que vamos convidá-los.

Passo 1: Se Infiltrar no Comitê Organizador

Engenharia Social quase sempre é o ataque mais eficiente

Sendo o cara companheiro e barulhento que sempre fui, cheguei facilmente ao comitê organizador. Ia acontecer uma conferência sobre criptomoedas no meu país, e de jeito nenhum eu iria ficar de fora.

Como vocês já devem saber, eu sou o gerente de comunidade da Nimiq, e se tem alguma coisa que a Comunidade Nimiq me pergunta, é:

  • Richy, quando você vai se apresentar em alguma conferência?
  • Richy, quando você vai fazer mais marketing, pra dar mais visibilidade pra Nimiq?
  • Richy, quando o povo da Costa Rica vai ver como é fácil usar a Nimiq?

Quando? Quando? Quando? … A hora é agora!

Eu sei que essa conferência não é tão importante quanto grandes conferências como Web3 Summit, Stanford Conference ou a Malta Blockchain Summit (das quais a Nimiq participou ano passado), mas é a conferência perfeita para fazer uma primeira participação de peso.

É comum que a Nimiq promova hackathons na Costa Rica (deem uma olhada no nosso canal do YouTube), o que faz com que a Equipe Nimiq não seja estranha ao país que nós Ticos chamamos de Tiquicia. Afinal, a TicoBlockchain é uma conferência de porte médio, com cerca de 200 participantes, acontecendo bem do nosso lado. Fiz parte da organização, tinha acesso ao local do evento (que é bem perto da minha casa)… o que mais eu poderia pedir?

Passo 3: Pular o Passo 2

Espere pelo inesperado. Use oportunidades para sua vantagem.

O que quer que tenha sido o Passo 2, nós descartamos. Tudo, partindo da perspectiva dos organizadores, aconteceu muito rápido. O dia do evento estava chegando, e ainda tínhamos um monte de coisas pra fazer. O que levou essas tarefas a serem realizadas em tempo recorde — no estilo Tico — e a Nimiq acabou ficando sem tempo para organizar a ação de marketing. Como de costume ;). Nesse clima de loucura total, precisávamos de mais ajuda. Então, eu fiz valer meu nome como organizador.

Enquanto ajudava com a organização do evento, notei a falta de clareza em relação ao encerramento do evento. A ideia inicial era de vender ingressos separados pra ele. “Ninguém vai participar, se for assim”, pensei comigo mesmo.

O evento de encerramento ocupa literalmente um terço de todo o tempo da conferência, e tomando ele pra nós quer dizer que:

O Bar Nimiq, um dia antes do evento.
  • Os participantes passariam um bom tempo na exposição da marca;
  • Nós poderíamos demonstrar a facilidade de usar a Nimiq, vendendo bebidas num bar da própria Nimiq;
  • A única coisa que ficaria na mente das pessoas depois que o evento acabasse seria a Nimiq.

Até aquele momento, o comitê organizador não tinha pensado no patrocínio do evento de encerramento. Eu me voluntariei. Todos concordaram. Eu sugeri que a Nimiq poderia ser a patrocinadora, se nos dessem controle total sobre o evento de encerramento. Nenhuma reclamação, peguei o caminho certo.

Passo 4: Aumente seu alcance

Sempre procure novos vetores de ataque

Eu gosto muito de conferências com uma pegada mais técnica, até participei de algumas. Meu interesse em ajudar na organização da TicoBlockchain não era alimentado apenas pelo meu interesse em tecnologias descentralizadas e pelo meu amor à Costa Rica — é um lugar legal, com todas as suas preguiças e pássaros — , mas também pelo meu sonho de organizar um evento como esse. Eu queria mesmo ajudar mais, e estava determinado a fazer desse evento um sucesso.

O material de divulgação do evento. Tem até uma preguiça fofinha ❤

A agenda era voltada demais pro meio dos negócios pro meu gosto, considerando que se trata de um evento sobre blockchain. Dei a sugestão de fazer apresentações mais técnicas em paralelo, para agradar a audiência técnica. A maior preocupação entre os membros do comitê era conseguir palestrantes suficientes. “Precisamos de apresentações técnicas, e acho que posso conseguir os palestrantes, se vocês quiseram”, eu disse.

Então, eu já tinha controle de metade da programação do evento, a metade mais interessante, a track técnica. Isso vai ser muito útil pro meu plano mestre no futuro.

Passo 5: Ter certeza de que você não será pego

Suas ações não devem revelar suas reais intenções

Me mantive neutro o tempo todo, agindo como organizador e como patrocinador. Mas uma hora ficou complicado. O site foi feito por um dos organizadores e a logo da Nimiq tinha uma presença marcante no site, afinal, a Nimiq era a patrocinadora do evento de encerramento. Durante uma reunião sobre a localização das logos no site, a presença da Nimiq ficou abalada.

Realmente, fica muito difícil de discutir o posicionamento das logos dos patrocinadores, quando seu trabalho principal é promover um patrocinador específico. Tenho certeza de que os outros organizadores confiavam em mim, e sabiam que minha prioridade era o sucesso do evento. No entanto, ainda havia de se esperar por certa confusão, especialmente por parte de um organizador em específico, que não tinha nem ideia da minha “segunda agenda”.

“Me parece que você é da Nimiq”, ele disse. O tom dele deixou clara sua falta de confiança. Eu sabia que nossa falta de sintonia poderia atrapalhar tanto a TicoBlockchain quanto a própria Nimiq. A maneira natural de resolver qualquer dúvida é ser completamente honesto. “Sim, faço parte da Equipe Nimiq e eu quero mesmo dar a maior visibilidade possível para a Nimiq, mas ainda acho que deveríamos organizar as logos de um jeito diferente”, argumentei. No final, ficou tudo bem, e ficou claro que todos estavam jogando no mesmo time.

Passo 6: Explorando todas as vulnerabilidades

Deixe claro seus objetivos, e maximize as chances de alcançá-los

Qual era o principal objetivo da Nimiq? Promover nossa marca e chamar atenção do maior número de pessoas possível. Patrocinamos o evento de encerramento, justamente porque isso permitiu que divulgássemos nossa marca, e também possibilitou que a Equipe Nimiq palestrasse na track técnica (que, como vocês devem lembrar, eu também organizei). A track de negócios não era responsabilidade minha, mas sugeri alguns palestrantes que pensei que pudessem contribuir com informações valiosas para a conferência, incluindo a Overnice, que ganhou muita experiência em comunicação e desenvolvimento de produtos sobre blockchain, vindo de vários projetos de criptomoedas dos quais eles participaram; o mais recente deles: Nimiq.

Observando a programação, notei um fato interessante: duas apresentações sobre a Nimiq aconteceriam ao mesmo tempo. Uma na track técnica, apresentada pelo Philipp, o CTO da Nimiq; e outra na track de negócios, apresentada pela Overnice, os experts em comunicação e design da Nimiq. Isso era um bug ou uma feature? Será que eu deveria reorganizar a programação da track técnica, para que as pessoas pudessem assistir a ambas as apresentações?

Decidi que a apresentação do Philipp ficaria para o encerramento da track técnica, as duas apresentações sobre a Nimiq ocorreriam em paralelo. Usando essa oportunidade acabou sendo uma introdução perfeita ao evento de encerramento, já que ambas as apresentações seriam as últimas antes que as pessoas pudessem relaxar tomando uma bebida (que elas comprariam com NIM, mas isso fica pra depois). Então, literalmente não tinha como ter participado do evento e não ter escutado sobre a Nimiq.

Passo 7: Execução

Quando todas as partes se encaixarem, é hora de atacar

No evento de encerramento, o plano era o seguinte:

  • Tendo acesso fácil ao local do evento, coloquei o estande da Nimiq no centro da conferência. O que dava acesso perfeito a ambas as tracks técnicas e de negócios.
  • Contribuímos com a conferência com a confecção de um panfleto da programação do evento. O panfleto deveria ser o objeto mais informativo do evento. Adicionamos informações sobre a Nimiq e sobre o evento de encerramento no verso do panfleto. ;)
  • No verso do panfleto, uma URL direcionava os participantes para a criação de uma conta Nimiq e assim receber NIM de teste, para “comprar” uma bebida mais tarde. Demos até um pouco mais, para que experimentassem fazer transações de um para outro.
  • Um letreiro de neon da Nimiq no estande serviu para promover a marca e para dar um ar de um pub pro ambiente. Usamos um hexágono grande pendurado na parede para combinar ainda mais com a decoração da Nimiq que já dominava o ambiente.
  • Testamos tudo durante o dia e, para falar a verdade, apareceram alguns problemas. Por sorte, assim que o evento começou, a maior parte dos bugs foi resolvido e os participantes já tinham criado suas contas Nimiq e, graças ao seu design intuitivo, pagar escaneando um QR Code funcionou perfeitamente.

Passo 8: Ter cuidado extra no final

A parte mais delicada do ataque é a sua conclusão

As últimas palestras do evento ocorreram bem. Na track de negócios, a Overnice terminou com uma fala inspiradora sobre os benefícios das tecnologias da blockchain que importavam mais do ponto de vista do usuário, enquanto que na track técnica uma palestra muito interessante dada pela Lisk Central America foi seguida por uma visão geral bem explicada dos pontos técnicos da Nimiq. Todos pareciam ansiosos por tomar uma bebida e discutir sobre o que aprenderam durante o dia. As portas foram abertas, revelando o estande da Nimiq e os participante fizeram uma fila para pegar uma bebida alemã. Bebidas locais também foram servidas, mas todo mundo ainda queria testar a experiência Nimiq e falar sobre criptomoedas, tomando uma Club Mate ou uma Erdinger Weißbier.

Depois de semanas de organização da conferência e, acima disso, o evento de encerramento, a hora para a Nimiq brilhar chegou. Foi crucial que tudo funcionasse bem, para que a experiência como um todo fosse um sucesso.

As Weißbier Alemãs e as Club Mate estavam geladas, em um projetor eram mostradas as transações da conta do Bar Nimiq acontecendo em tempo real na Blockchain Nimiq, a música estava tocando, e nossos atendentes estavam prontos para ajudar. As pessoas fizeram uma fila, e as transações começaram a aparecer.

Funcionou! Tudo funcionou como esperado! E nós não esperávamos por isso.

Passo 9: Curtir!

Assim que o hack for concluído, aproveite a recompensa

Os organizadores e o público ficaram muito animados com o encerramento da Nimiq. Isso serviu como um fechamento perfeito para um dia muito divertido e informativo. Algumas pessoas até mandaram algumas NIM de teste uns para os outros, se surpreendendo com a facilidade de uso da Nimiq: “Tudo funciona na navegador!” alguém falou. “Sim, inteiramente no navegador”, eu respondi, com um sorriso um pouco cansado mas muito feliz.

Club Mate ou Erdinger Weißbier?

Todos receberam 4000 NIM de teste: 3000 para comprar sua bebida e 1000 para mandar para os amigos. Um dos caras com quem eu conversei me contou que ele teve a ideia de pedir NIM para todo mundo, até que ele tivesse mais 3000 NIM para comprar outra cerveja. Ele repetiu o processo até ter conseguido comprar 4 cervejas.

Acho que ele hackeou a gente, cada um só deveria conseguir comprar uma cerveja.

Mas o fato de que ele realmente pensou na NIM como dinheiro e conseguiu que outros participantes lhe dessem o dinheiro que eles não usariam, e juntou 8000 NIM extras, servindo de prova indiscutível da intuitividade da Nimiq. Ele fez exatamente o que faria com dinheiro comum, mas usando o seu navegador.

Gostaria de finalizar agradecendo os organizadores que deram essa oportunidade para a Nimiq de hackear a TicoBlockchain 2019. Somos um projeto com sangue Tico, e amamos nos aproximar da comunidade de criptomoedas costa-riquenha, e mostrar a eles o que temos construído. Obrigado também a todos que participaram do evento, espero que tenham gostado. Eu gostei com toda certeza.

Passo 10: Repetir

Nos vemos na próxima conferência

História contada por Ricardo Barquero Carranza, o famoso Richy.

--

--