Pesquisas da Nimiq

Ultrapassando os limites da blockchain

Nimiq Translations
Published in
4 min readMar 26, 2019

--

O espaço das criptomoedas e blockchains está cheio de ideias potencialmente inovadoras e revolucionárias. A Equipe Nimiq está ansiosa por evoluir e aplicar novas ideias que possam tornar a Nimiq o sistema de pagamentos mais escalável, resistente à censura, e amigável ao usuário. Esse é o motivo pelo qual a equipe está sempre a procura de novas perspectivas de pesquisa, que podem adicionar valor ao Ecossistema Nimiq. Assim que uma ideia interessante é apresentada, a equipe analisa a ideia internamente, e avança para pesquisas mais aprofundadas, juntando especialistas em blockchain, debatendo, compartilhando experiências profissionais, e refinando a ideia, até uma possível aplicação no Ecossistema Nimiq. Mesmo que realizar pesquisas não garanta resultados aproveitáveis, é um trabalho que faz com que o Ecossistema Nimiq se desenvolva.

“Quando boas ideias aparecem, parte do meu trabalho é mostrá-la por aí, só pra ver o que diferentes pessoas pensam a respeito, pra fazer as pessoas falarem sobre isso, pra discutir com as pessoas, pra fazer as ideias se movimentarem… pra fazer diferentes pessoas explorarem seus diferentes aspectos, com calma, vocês sabem — explorar as coisas.”

Steve Jobs, sobre Exploração

Além de seus próprios esforços, a Nimiq está patrocinando pesquisas sobre blockchain do Grupo de Criptografia Aplicada da Universidade de Stanford, que está sob o comando de Dan Boneh (desde 2018); e uma vaga de doutorado no Centro de Pesquisa sobre Criptografia e Engenharia do Imperial College London, comandado por Arthur Gervais (desde Outubro de 2017). Mais recentemente, a Nimiq também patrocinou a 1ª Summer School on Security & Privacy for Blockchains and Distributed Ledger Technologies, um programa organizado conjuntamente por membros da Universidade Tecnológica de Viena (TU Wien) e da Universidade de Priceton.

Resultados Iniciais

Albatross, um Algoritmo de Consenso

Uma pesquisa realizada em colaboração entre a Nimiq e a Trinkler Software desde o final de 2018. Um dos resultados obtidos foi o Albatross, um algoritmo de consenso proof-of-stake, inspirado em algoritmos tolerantes à falhas bizantinas (Albatross: Um algoritmo de consenso otimista). O Albatross pode servir de base para o futuro método de consenso da Nimiq. Por mais que a pesquisa sobre o Albatross pareça ser promissora, é importante destacar que este algoritmo ainda está em fase de desenvolvimento, e que mais testes são necessários para confirmar a viabilidade da sua utilização. Mais informações sobre o Albatross podem ser encontradas nesse artigo. O desenvolvimento de um simulador para o Albatross já está em andamento, o que possibilitará a realização de testes mais aprofundados.

Os benefícios que podem ser alcançados, em teoria, pelo Albatross são:

  • Escala: espera-se que este método seja capaz de suportar 1000+ TPS (transações por segundo). A nível de comparação, o PayPal processa milhões de transações por dia, em uma média de apenas 193 TPS.
  • Não há especificação de tempo de bloco, o que significa que os blocos são produzidos na velocidade que a rede permitir.
  • Algoritmos proof-of-stake têm vantagens notáveis sobre algoritmos proof-of-work. Estas vantagens incluem: redução do consumo de energia da rede, redução do risco de centralização, e os ataques se tornam mais caros.

Nimiq OASIS

O Esquema Aberto de Interação para Troca de Ativos (ou Open Asset Swap Interaction Scheme, em inglês) é o esboço de uma ligação entre dinheiro fiduciário e criptomoedas que possui grande potencial de inovação. O Nimiq OASIS serve como camada intermediária que permite a “interação” entre exchanges e contas bancárias, para a realização de câmbio entre moedas fiduciárias e criptomoedas, como se o Euro, Dólar, Real, etc fossem tokens em uma blockchain. Em sua abordagem, o Euro, por exemplo, é tido como contraparte programável de uma transação cross-chain não custodial. Combinando isso a uma exchange não custodial, como a Agora.Trade, tudo funciona sem que nenhum intermediário centralizador controle os ativos sendo negociados, e sem que as chaves privadas da blockchain saiam de vista de seus donos. Uma esquema tão inovador, que pode revolucionar como as pessoas compram e vendem criptomoedas.

O Nimiq OASIS é o resultado da abordagem da Nimiq sobre pesquisas, vindo da parceria com o WEG Bank AG, com a Trinkler Software e a Agora.Trade. Saiba mais sobre o NImiq OASIS nesse artigo.

Daqui pra Frente

A Equipe Nimiq continuará se empenhando em mais pesquisas. O foco principal para o futuro próximo será a avaliação da viabilidade do Albatross. Há também algumas ideias em estágio inicial sendo estudadas, como o suporte a transações privadas ou a implementação de uma Liquidity Network que execute transações off-chain na Rede Nimiq.

A Equipe Nimiq gostaria de agradecer à comunidade por todo o suporte, e por ter se juntado a nós nessa jornada incrível. Assumimos o compromisso de quebrar as barreiras da blockchain como tecnologia, e de nos esforçarmos ao máximo para construir o melhor sistema de pagamentos que o mundo das criptomoedas já viu.

Pura Vida,
Equipe Nimiq

--

--