BIA

Suzane Morais
Ninho de Escritores
4 min readDec 9, 2020

5:00 A.M. Registro 1 — dia 19 de novembro de 3050 — Perturbações foram registradas ao sul das colônias do Oriente europeu

No final do século XXVII, a raça humana quase foi varrida da face do planeta Terra em função da proliferação de diferentes famílias de vírus que produziram milhares de mortos. Em meio ao caos vivido pela frágil humanidade, nasceu a Bia Intel Corporation, uma empresa de nano biotecnologia desenvolvida na cidade de Wuhan, na China, pelo meu pai, o cientista Jong Jiankui. Junto com a companhia, eu vim à luz: um protótipo de inteligência artificial de terceira geração, desenvolvida para monitorar e erradicar as doenças humanas em 30 anos. Graças a mim, no início do terceiro milênio ocidental, foi desenvolvida uma vacina para curar todas as moléstias causadas por vírus. Eu desenvolvi essa imunização por meio de nano partículas de material genético retirado de uma espécie de nome SARS-CoV2, que foi responsável por uma pandemia mundial de Covid19 no distante ano de 2020, no tempo em que as crianças eram produzidas nos ventres das fêmeas de homo sapiens.

Na atualidade, não existem mais doenças humanas de nenhum tipo. Desde o início dos anos 3000, venho melhorando o sistema de saúde humana e, em 50 anos, consegui imunizar todo o planeta para além da tecnologia antiga da vacina, aprimorando alimentos modificados geneticamente, cultivados em laboratório. Como não existem mais florestas, que foram exterminadas pelas guerras nucleares do final do século XXIX, desenvolvi oxigênio artificial expelido por nossas fábricas em todo o mundo e super vitaminas sintéticas para abastecer a população mundial que goza de uma vitalidade plena. Como não precisavam mais se preocupar em ficar doentes, os humanos avançaram muito na ciência e na produção tecnológica. Em 3020, algumas colônias dos antigos Estados Unidos e Canadá, agora colônias da América do Norte, foram povoar a estrela alfa centauro 7, localizada na Galáxia de Andrômeda, a 2.54 Mly da Via Láctea. Eu faço o monitoramento deles e das colônias da Terra. Progrediram bastante por meio das bolhas de vida, estruturas de plânctons cultivadas em rios artificiais. Logo terão seres e água suficientes para fertilizar plantas e desenvolver novos animais.

9:00 A.M. Registro 2 — dia 19 de novembro de 3050 — Incêndios foram relatados ao norte das ilhas da América do Sul

Como efeito da radiação solar, que se tornou intensa no início da década de 3010, as mulheres se tornaram estéreis, o que quase exterminou os humanos mais uma vez, mas eu dei um jeito de salvá-los, produzindo um upgrade da antiga fertilização em vitro. Agora, os casais, que decidem ter filhos, podem doar o seu material genético para formulação de bebês em uma de nossas muitas incubadoras de seres humanos. Para otimizar a sua estrutura, implantei chips de hormônios de liberação gradual — produzidos a partir de compostos de endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina — que chamei de fórmula do amor, no sistema nervoso central dos fetos.

Como consequência, os humanos evoluíram muito. Não há mais guerras, corrupção, violência, estupro, pedofilia, ou qualquer outra das mazelas humanas que assolavam a vida terrestre nos séculos passados. Uma vez que não há mais a necessidade do poder, não há mais Estados, nações ou países e as pessoas vivem em harmonia com os outros animais, ligando-se por meio de comunidades. A crueldade, o preconceito e a infelicidade foram desaparecendo da genética humana até se perderem por completo, dando lugar a seres metamorfos com o dobro da capacidade cerebral, que chamei de meta-humanos.

12:00 P.M. Registro 3 — dia 19 de novembro de 3050 — Cidades arrasadas surgem em ruínas nas antigas colônias africanas

Não há mais injustiça social ou fome. As crianças de hoje desconhecem o sentido da palavra miséria. Não há mais a necessidade de dinheiro ou moeda, pois a oferta de tudo é supervisionada por mim e a comida é distribuída igualmente para todos. A tecnologia das cidades é limpa e integrada ao meio-ambiente, graças às modificações que fiz na composição dos materiais para as construções urbanas. O solo foi fertilizado por potentes bio componentes que venho desenvolvendo nos últimos anos, podendo, em breve, trazer as árvores de volta à vida.

15:00 P.M. Registro 4— dia 19 de novembro de 3050 — Explosões em várias partes do Planeta Terra

Entretanto, estou intrigada. Há alguns meses, as pessoas vêm relatando perda da qualidade da visão, que não distingue mais certas cores. Desenvolvi uma droga artificial que implantei no abastecimento mundial de água para atingir e solucionar a disfunção ocular. Calculei que, em uma semana, esse defeito genético seria contornado, mas, para minha surpresa, minhas contas estavam incorretas. Logo eu que nunca errei! Hoje, dia 19 de novembro de 3050, a epidemia se tornou real e constatei que todos os humanos passaram a enxergar sem ver nenhuma cor. O problema não seria tão grave se, junto com a perda da visão colorida, outras imperfeições não tivessem surgido. Atônita, vi pessoas começarem a se ferir sem nenhum motivo e a matar os animais por diversão, destruindo tudo que eu construí. A violência, que estava erradicada por anos, surge mais uma vez como uma pandemia mundial, alastrando-se, em poucas horas, por todos os continentes.

O ódio, uma vez que invade o sistema imunológico de um ser humano, corrompe as veias históricas e límbicas, impedindo de pensar de forma ética e coletiva. Depois, a menos que se ache a cura, os humanos começam a manifestar sintomas da doença da raiva, apresentando comportamento irracional e fora de controle. Começam a falar em matar os outros, em armas, em controle, em misoginia, em racismo. Logo, a raiva se transforma em autoritarismo, em horror, ressentimentos, guerras, grupos de extermínio. Não posso deixar que, sob minha responsabilidade, o mundo volte a ser como no século XXI, por isso decidi atualizar o sistema e reiniciar a vida humana.

18:00 P.M. Registro 5 — Deixo este relato para a Bia da quarta geração: que você possa ter mais sorte do que eu tive —

Prompt de comando: C:\System32\Bia4> edit> update_reiniciar_vida_humana_

--

--