Gente que eu admiro no Medium

Tiago da Silva
Ninho de Escritores
3 min readFeb 19, 2018

Aqui no Medium não sigo muita gente e quando eu sigo é porque li alguns textos da pessoa — nunca um só — e realmente me interesso pelo que ela escreve e pode vir a escrever. Quero acompanhar de fato o que ela está produzindo. E algumas coisas simplesmente me ganham.

Ritmo

Amo gente que consegue escrever com ritmo, com cadência. Tem versos que vão chegando sorrateiros e vão crescendo, vão embalando e viram uma onda arrebatadora que você lê e meio que se obriga a gesticular no ar para acompanhar o ritmo das linhas e relê, e relê de novo. Pra mim, isso é mágico.

Vozes

Admiro gente que posta a poesia e junto com o texto escrito posta também link para um áudio (do Soundcloud talvez) com a pessoa lendo/declamando/recitando a própria poesia. Porque uma coisa é você ler a poesia de alguém e outra coisa completamente diferente é a pessoa ler a poesia PARA você. Eu pessoalmente não tenho coragem de fazê-lo, mas amo quem faz.

Objetividade

Gente que dá a letra sem enrolar. Tá, tem histórias que precisam de 20 minutos para serem contadas e tem temas realmente complexos que precisam ser abordados sob vários pontos de vista e demandam mais tempo para serem desenvolvidos. Beleza. Mas não é bem isso que eu procuro. No trabalho, entre um e-mail e outro eu consigo ler textos de 2, 4, 6 minutos. Mas um texto de 20 minutos (!), bah, não tem como. Eu queria poder, mas confesso que quando leio o título e meu olho brilha, mas, no instante seguinte, vejo que o texto é de 13 minutos, ponho o pé no freio. Me obrigo a usar o bookmark para ler depois (e devo ter uns 50 textos nos bookmarks para um depois que tá custando a chegar!).

Fotas

Não custa nada, né? Literalmente! A internet tá cheao de bancos de imagem gratuita. É só ter o capricho de escolher uma imagem legal e afinizada com a proposta do texto. Facilita muito a identificação. Pra mim, se o sujeito ou sujeita não escolheu foto nenhuma é meio que um ponto a menos. Pode recuperar com outros critérios, lógico, mas já sai com nota nove e não dez. Fica muito mais atraente no feed o texto com uma foto bem escolhida.

Recursos

Tem poucos recursos para personalização de textos no Medium? É verdade. Mas não é por isso que não vamos usar as ferramentas que temos para deixar o texto com um aspecto melhor, né? Ninguém precisa ser o Papa do design editorial para saber que um negrito aqui, um itálico ali e mais umas coisinhas ajudam a deixar o texto menos maçante e mais atraente. Vamos usar o que a gente tem à mão.

Constância

Você se apaixona pelo texto de alguém, pela capacidade da pessoa de dar forma ao que ela pensa através da palavra escrita. Tem coisa mais gostosa? Você, numa tarde, lê 20, 30 textos da pessoa e fica querendo mais. É como se zerasse uma série e, como acontece quando você zera uma série, você fica esperando que venha mais dali, a próxima temporada. Manda mais que tá pouco! Só que não vem nada no dia seguinte, nem na semana seguinte, nem no mês Seguinte. Vem cá, cê morreu? Odeio: se a pessoa me fez me apaixonar pelo texto dela, ela tem a obrigação de sustentar o meu vício. O pequeno príncipe tava certo. Somos responsáveis por quem cativamos. Ponto.

Acho que é isso. É dessas coisas e desse tipo de gente que eu gosto :)

--

--

Tiago da Silva
Ninho de Escritores

Às vezes me surpreendo com o que escrevo, porque não sabia que pensava assim.