O Medium cria Mediumaníacos (como eu)

Tiago da Silva
Ninho de Escritores
2 min readJan 24, 2018

Maníaco: adjetivo substantivo masculino — que ou aquele que tem interesse apaixonado e exclusivo ou preocupação exagerada com; que ou aquele que é obcecado por (algo).

O Medium cria uma obsessão nas pessoas. Eu, francamente, estou em franca obsessão. Deus sabe que nunca tive a necessidade patológica de aceitação do rapaz que vive postando suas fotos fazendo poses na academia, na piscina e na praia para mostrar seus músculos (bem longe disso), mas tenho sim necessidade de aceitação em relação aos meus textos, minhas ideias.

Um texto que não é aplaudido dói.

Um texto visto poucas vezes dói.

Se ele é bastante visto, mas pouco lido (tem aquela diferença, né?) dói, porque as pessoas estão começando a lê-lo mas não estão concluindo (o que tem de errado com o texto, o que tem de errado comigo?!).

Se ele está sendo bastante lido (ufa, até o fim pelo menos) mas não está sendo aplaudido, quer dizer que as pessoas não estão gostando? Insegurança que grita.

E o número de palmas? Deus! 25 palmas significam o quê? Se a escala vai até 50 palmas, isso faz de um texto que se aplaude 25 vezes um texto (o quê?) medíocre?? E 10 palmas, quer dizer que a pessoa achou muito ruim?! Ou muito bom? Eu nunca sei.

E aí você quer mais visualizações, mais leituras e mais palmas e aceita correr o risco: se expõe e publica nas suas outras redes sociais, aquelas que são mais populares entre seus amigos, parentes (ah, os parentes) e colegas de trabalho. Você dá a cara a tapa.

Você checa e nada. E checa de novo, e de novo, e de novo a cada 5 minutos e nada. Nenhuma reação. Nenhum comentário, nem bom nem ruim. Acompanha as estatísticas e elas não mudam, o gráfico não se mexe. Ou se mexe pouco. Será que eles não gostaram, será que escrevo mal?

Aí acontece o ápice da dor que é o texto (você vê nas estatísticas!) ter sido visto 10 vezes, ter sido lido de cabo a rabo 5 vezes e ter 8 pessoas que o aplaudiram. What!? Quer dizer, os filhos da puta estão aplaudindo sem ler! É por pena? Que ódio que isso dá no coração da pessoa.

Outra desgraça: As pessoas estão se prestando a curtir ou reagir à publicação nas suas outras redes sociais onde você compartilhou o texto, mas, no texto em si (no Medium) elas não aplaudem! Mais ódio!

Escrever e se expor ao olhar do outro é sempre um desafiador exercício de autoestima e autoconhecimento.

Bom, eu só queria compartilhar com alguém esses pequenos sofrimentos que o Medium proporciona. Mas também há alegrias, claro. Inúmeras. As alegrias merecem um texto à parte.

Pra você que chegou até aqui: aplauda se gostou do texto/se identificou :)

--

--

Tiago da Silva
Ninho de Escritores

Às vezes me surpreendo com o que escrevo, porque não sabia que pensava assim.