O que é uma história?

Tales Gubes
Ninho de Escritores
2 min readDec 2, 2016

Eu admiro algumas pessoas que ensinam escritores. Tem Anne Lamott, com o Palavra por palavra. Tem Natalie Goldberg, com o Escrevendo com a alma. Tem o Barry Lane, com After the end. Tem Neil Gaiman (Faça boa arte), Stephen King (Sobre a escrita) e Haruki Murakami (Do que eu falo quando eu falo de corrida).

E tem Lisa Cron, do Wired for Story e do Story Genius.

Lisa apresenta uma explicação muito precisa do que entende como uma história:

Uma história é sobre como as coisas que acontecem afetam alguém que está em busca de um objetivo difícil e como essa pessoa se transforma internamente como consequência.

Concordo com ela sem tirar nem por. Ao final de cada exercício de escrita no Ninho de Escritores, costumo fazer duas perguntas:

  • O que aconteceu?
  • O que mudou?

Histórias precisam de ação, ou seja, os personagens têm que sair de um lugar e chegar em outro. De preferência, em reação a outras coisas que estão acontecendo. Histórias são como jogos de xadrez, mas com vários jogadores ao mesmo tempo. No caso, os jogadores são os personagens e cada movimento afeta o tabuleiro inteiro.

Quando pergunto o que aconteceu, quero saber quais foram os movimentos dos personagens no tabuleiro. Já que qualquer ação gera reações, em geral só precisamos de alguns personagens bem posicionados e teremos uma história se contando sozinha em instantes.

Em outras palavras, causa e consequência.

Nesse ponto, a principal dificuldade que encontro em escritores que estão começando suas histórias está no contexto. O que acontece em geral não tem consequências. Quando pergunto o que mudou, a resposta tende a ser a mesma de o que aconteceu, mas são coisas diferentes.

As mudanças podem ser externas, mas as que realmente importam são internas. O modo como o personagem percebe e dá sentido para o mundo, isso é que precisa mudar. O tempo inteiro, a cada nova informação, do positivo ao negativo, do negativo ao positivo.

O que mantém o fogo de uma história é a mudança.

As mudanças nascem da ação.

(Sobre isso, tem a música das Girls Aloud, que diz: revolution in the head doesn’t count for nothing, ou “revolução em pensamento não serve pra nada”.)

Topa um desafio?

Você consegue escrever uma pequena história em até 200 palavras? Eis as regras:

  • Limite de palavras: 200.
  • Limite de prazo: até 7 de dezembro de 2016.
  • Tema: poderia ter sido o melhor dia da minha vida.

Se quiser e conseguir, comenta aqui no meu texto. Se respeitar as regras, eu escreverei de volta comentando.

:)

--

--

Tales Gubes
Ninho de Escritores

Um olhar não-violento para uma vida mais livre, honesta e conectada. Criador do Ninho de Escritores, da Oficina de Carinho e do Jogo pra Vida.