O que aprendi escrevendo todos os dias por dois meses

Resumão: nem tudo sai como foi planejado.

Tales Gubes
Ninho de Escritores
3 min readNov 5, 2017

--

Há dois meses, eu não sabia que hoje estaria escrevendo todos os dias. Meu plano era outro, inclusive: eu queria estar treinando aikido, mas fui recusado no dojo no qual treinaria diariamente pela manhã. Frustrado, resolvi escrever sobre isso. No dia seguinte, escrevi de novo. Eu havia aberto minhas manhãs para poder treinar, então acabei ocupando-as com a escrita. Isso me levou ao primeiro aprendizado:

É necessário abrir tempo na agenda para poder criar

Parece óbvio — e é — mas facilmente esqueço que as 24 horas às quais tenho direito por dia já estão ocupadas com o que quer que eu já faça atualmente. Isso quer dizer que qualquer novo hábito precisa, antes de qualquer coisa, de espaço-tempo livre.

Nem sempre o resultado é o desejado

Escrever todos os dias muda a chave da inspiração para a da transpiração. A minha regra é clara: um texto novo escrito e publicado aqui no Medium diariamente. Quando a chave é a da inspiração, esperar por ela faz sentido e a tendência é que só as “melhores” ideias viram textos. Se a chave é a da transpiração, estar com vontade ou com tempo para produzir não é um fator essencial.

Nem sempre estou a fim de produzir

Eu o penso o texto como uma ferramenta a meu serviço, da mesma forma que a panificação está a serviço do padeiro. De manhã, até imagino que padeiros eventualmente (ou frequentemente, se estiverem frustrados com seus caminhos de vida) acordem sem vontade de produzir. O que sustenta a continuidade é o compromisso. Contanto que seja feito o melhor possível, dane-se a falta de vontade.

Estou mais confortável me chamando de escritor

Ser competente é ter a capacidade de alcançar determinados resultados consistentemente a partir das condições dadas. Outra visão de competência é ser capaz de realizar entregas, ou seja, de colocar algo no mundo que possa ser reconhecido por outras pessoas. Se alguém hoje me pergunta se sou escritor, eu tenho 60 bons textos produzidos nos últimos 60 dias. Não só eu sou uma pessoa capaz de fazer textos bons, mas especialmente sou uma pessoa capaz de realizar diariamente uma atividade que demanda energia e entrega.

Minha cabeça está mais limpa

Escrevendo, tiro da cabeça todo o falatório mental que me acompanha durante a vida. Se tenho medos, entende-os e enxergo-os na forma de palavra. Se tenho vontades, dúvidas, estudos, tudo isso vira palavra e ganha matéria. Quando algo está escrito, pode ser trabalhado, discutido, revisado. Quando é só pensamento, tudo fica mais complexo, misturado, confuso.

Certamente tem mais e tudo bem

Esse texto, como tudo o que eu escrevo, é um convite à conversa. Não quero ser exaustivo, não quero fazer o tratado final sobre a escrita ou qualquer outro assunto. Eu quero me conectar, me comunicar, me relacionar com você que está me lendo.

Vamos conversar? Comenta sobre o que você tem aprendido praticando alguma coisa habitualmente. Tenho certeza que algo na sua experiência se relaciona com a minha e podemos descobrir modos de estarmos em contato :)

(E não esqueça de apertar as palminhas pra me fazer feliz e eu ganhar mais leitores e poder me conectar com mais gente ❤)

--

--

Tales Gubes
Ninho de Escritores

Um olhar não-violento para uma vida mais livre, honesta e conectada. Criador do Ninho de Escritores, da Oficina de Carinho e do Jogo pra Vida.