Projeto 15

Daniela Zanutto
Ninho de Escritores
4 min readOct 15, 2020

1. Orçamento

· Foxy eyes………………………………………… 7.000,00

· Bichectomia…………………………………….. 3.000,00

· Rinoplastia……………………………………….4.000,00

· Lipo HD ………………………………………..50.000,00

· Preenchimento Labial ……………………….5.000,00

· Botox ………………………………………………. 700,00

· Próteses nos seios …………………………….18.000,00

· Facetas de porcelana………………………… 2.000,00

· Extensão capilar……………………………… 7.000,00

· Abdominoplastia …………………………….25.000,00

· Harmonização facial ………………………..3.000,00

· Depilação a laser completa ………………. 2.500,00

· Mesoterapia (10 sessões) …………………….. 990,00

· Peeling de diamante ………………………….. 200,00

· Design de sobrancelhas ……………………… 150,00

____________________

Total: 128.540,00 dólares reais

Valores válidos até 30/09/2040

2. Debutantes

- Vocês acreditam que minha mãe ganhou uma viagem para a Disney quando fez 15 anos?

- E a minha mãe? Ela teve uma festa num salão para umas 500 pessoas, onde dançou uma música velha com meu vô, mas antes trocou de vestido e sapato.

- Festa eu até acho legal, mas sem essa breguice toda. Bom mesmo é ganhar o kit-festa da Me Gusta!

3. História

Comemorar 15 anos em 2040 ainda era um ritual marcante na vida das adolescentes, mas nenhuma mais pedia aos pais viagens para o exterior, nem queriam festas para muitas pessoas. Após as pandemias ocorridas na década de 20, grandes aglomerações não ocorriam mais frequentemente e “petit soirées” eram não somente a moda entre os mais endinheirados, como medida necessária de saúde coletiva de acordo com a OMS. Nesse novo modelo de debut, o pai apresentava a filha remodelada e adequada para viver em sociedade ao seu pequeno e seleto grupo de amigos e familiares.

Em 2021, a famosa cantora Allina abriu uma clínica estética no Rio de Janeiro com o objetivo de auxiliar as pessoas a perderem o peso ganho durante o período de quarentena, criando alguns pacotes estéticos para “enfatizar a beleza que já habita seu corpo!” Ela mesma foi garota-propaganda, realizando diversos procedimentos e deixando cada vez mais apenas na memória e nos registros documentais a Lara que um dia fora.

Após ser reeleito em 2022 num processo eleitoral minimamente suspeito, João Bozonato seguiu com sua política elitista e discriminatória. Tendo como vice-presidente a ex-ministra da mulher, Dolores Pureza, uma de suas promessas eleitorais baseava-se num projeto de lei para diminuir não somente a maioridade penal, mas também a maioridade em geral para atribuir direitos e deveres aos adolescentes. Com forte influência no Congresso, o Projeto de Lei 15 foi aprovado em 2026, garantindo aos adolescentes a partir dos 15 anos uma semi-emancipação que lhes proporcionaria o direito ao voto, à aquisição de armas de fogo para prática esportiva e a decidir sobre seus próprios corpos; ou seja, poderiam realizar tatuagens, piercings e procedimentos estéticos sem necessidade de autorização parental.

No início, vários pais e mães foram desfavoráveis a tal emancipação precoce; os eleitores de Bozonato esperavam apenas a redução da maioridade penal para ver os pivetes-favelados-pedintes na cadeia. Aos seus filhos, gostariam apenas de dar-lhes carros e armas para se defenderem. Sentiram-se traídos por seu presidente-herói quando seus filhos debutantes começaram a pedir como presente de aniversário plásticas, procedimentos estéticos e uma caveira mexicana no braço. Tendo negados os pedidos, os filhos frustrados do Leblon e da Barra da Tijuca começaram a procurar clínicas cujos valores das tatuagens, bichectomias, abdominoplastias e implantes diversos pudessem ser pagos com suas mesadas. Resultado trágico: algumas internações por infecções, mortes, processos contra profissionais desqualificados e pais decidindo custear então as escolhas feitas pelos seus descendentes ao completarem 15 anos.

Aproveitando-se do marketing negativo das clínicas sem pedigree, Allina encontrou no nicho juvenil a melhor oportunidade de promover sua marca e expandir seu negócio, lançando kits-festa para os recém-emancipados jovens. Sua clínica em Copacabana tornou-se uma franquia bem-sucedida, havendo unidades não somente mais no Rio de Janeiro, mas por todo o Brasil. Cada unidade oferecia pacotes com diversos tratamentos realçadores de beleza, oferecendo padronização parcelada com juros mínimos.

4. Brasil, 2040

Viam-se da Barra do Chuí ao Monte Caburaí olhares perdidos de jovens bonitos com maxilar anguloso, abdômen trincado, tatuados e bronzeados harmonizados com garotas de cabelos lisos e longos, cílios enormes, cintura fina e lábios volumosos sem sorrisos. A maioria presenteados por seus pais ou endividados em carnês a perder de vista para pagar a beleza adquirida. Aqueles que não podiam adquirir os kits de beleza e não atendiam aos padrões nacionais alvo-hetero-cristãos sentiam-se mais do que nunca discriminados.

A sociedade vivia uma espécie de Apartheid: feios não frequentavam os mesmos lugares dos bonitos, havia bairros separados e em cada um deles escolas, comércios e hospitais próprios para essa população. Apesar da segregação, era comum o trânsito dos dos feios em direção ao bairro dos bonitos para exercerem trabalhos para os quais beleza não era exigida, pelo contrário, até se valorizava a feiura, como no caso dos trabalhadores domésticos e auxiliares de limpeza em geral — mil vezes uma doméstica feia de se olhar! Assim não chama a atenção dos homens da casa!

Já nos guetos a entrada de qualquer bonito era proibida. Por motivo algum eram aceitos. Os bairros feios eram plurais e pulsavam diversidade. Corpos gordos, barrigas salientes, seios pequenos e braços franzinos de todas as cores; cabeças cacheadas, carecas, moicanas; homens, mulheres, cis e trans, binários ou não; espíritas, ubandistas, agnósticos e ateus. Todos conviviam em harmonia e se reuniam nos finais de semana em festas párias onde feios riam seus dentes tortos e conheciam outros que não houvessem realizado os procedimentos embelazadores aos 15 anos.

5. Olhar exterior

Vogue Italia — Edizione Settembre 2040

“Buscando por uma beleza fora do padrão, Maximo Stampa, scout da Prada percorreu diversos países até chegar ao Brasil onde descobriu haver pessoas únicas que viviam em guetos. Após passar por uma experiência clandestina adentrando sem convite numa festa marginal na cidade brasileira de São João de Meriti no Rio de Janeiro, conheceu a jovem que hoje estrela a campanha de primavera/verão da marca e a nossa capa: com vocês, Valentina Arruda: …” *

* texto traduzido do original em italiano

--

--

Daniela Zanutto
Ninho de Escritores

Meus textos falam sobre o feminino e as suas implicações de uma maneira muito pessoal.