Todo mundo aqui quer ter um livro publicado, é isso?

Deixa ver se eu entendi direito…

Tiago da Silva
Ninho de Escritores
3 min readMar 4, 2018

--

Tá bom, você escreve e escreve muito, quer dizer, toda semana eu vejo uns dois textos seus por aqui no Medium em Português. Você publica e tem retornos (highlights, comentários e aplausos) e isso te serve de termômetro para saber, se não quão boa é de fato a sua escrita, pelo menos como é a aceitação dela por parte desse público específico aqui do Medium.

E, cá entre nós, eu sei muito bem que você já andou dando uma olhadela em alguns editais de antologias de poesia, crônicas e contos… e até de repente já está participando de algum processo seletivo por aí.

Quem sabe até o fim de 2018 seu nominho (junto com mais 28) não estampa a contracapa de uma antologia de contos de alguma editora bem pequenininha, não é mesmo? Assim, sem ganhar um centavo, só pra satisfazer as lombrigas. Só pra sentir o gostinho.

Mas… E DEPOIS? Tem um DEPOIS?

Isso tudo é um ensaio para alguma coisa? Tudo isso está te preparando para que exatamente, há um propósito? Ou escrever aqui é um fim em si mesmo?

O Brasil não é um país de gente que lê e publicar um livro impresso é caro. E vendê-lo dá trabalho, sobretudo quando se está começando, quando ainda não se tem “nome”, quando a reputação que o precede não é suficiente para fazer as pessoas desembolsarem R$34,90 no meio de uma crise.

Então… qual o plano, o que vem depois?

Você quer ser um autor, é isso? Quer fazer sessão de autógrafos no lançamento do seu livro naquela livraria legal? Quer posar com os novos fãs do lado de um banner de lona? Quer a mídia local lá querendo saber os detalhes do seu novo romance? Quer participar (e, quem sabe, ser patrono) de feiras do livro de cidades de que nunca ouviu falar? Você vai largar seu emprego para divulgar o livro? Vai viver disso?

Você quer um contrato com uma editora fodona, né? Você quer um agente literário (existe isso no Brasil, afinal?) te pentelhando para saber do seu novo projeto? Quer colecionar prêmios de literatura?

O que você quer, afinal de contas? Está claro, pelo menos pra você?

Então responda com todas as letras, em alto e bom som, ou melhor, em alta e boa CAIXA ALTA:

EU QUERO SER UM AUTOR PUBLICADO.

Eu duvido você fazer isso. Talvez porque realmente não seja o seu desejo, e aí não faz sentido mesmo. Mas se é o seu desejo, verbalizá-lo (mesmo que de modo escrito) pode te trazer uma visão mais clara do que fazer pra chegar lá…. se você quiser. Seja honesto consigo mesmo.

E aí, o que você quer?

Gostou desse texto? Deixe suas palminhas clicando até 50 vezes no botão do lado esquerdo ou aqui em baixo, isso ajuda o post a ter mais visibilidade aqui no Medium.

--

--

Tiago da Silva
Ninho de Escritores

Às vezes me surpreendo com o que escrevo, porque não sabia que pensava assim.