Vai sem inspiração mesmo…

Ana Tamires
Ninho de Escritores
4 min readApr 2, 2018

Eu fiquei mais de uma semana pensando sobre o que eu ia escrever. Isso não quer dizer que me faltava algum assunto pra falar. Afinal, está sempre acontecendo coisas ao redor do mundo. Muitas delas são coisas das quais eu considero importante, mas não era algo que fizessem brilhar os meus olhos e eu queria algo mais.

O que é esse algo mais? Eu também não sei…

Eu tenho várias pautas anotadas (algumas já rascunhadas) de assuntos que eu gostaria de abordar por aqui no Medium, só que não era o meu melhor momento de inspiração para falar sobre eles. Então, eu descobri uma coisa — muitos vão achar idiota ou meio óbvio — , mas não existe um momento certo, não existe a ideia de esperar a inspiração chegar. O momento é agora. Não importa a circunstância!

Eu costumo desdobrar todas as minhas ideias antes de transpor para o papel e depois faço diversas correções durante o texto o que eu preciso melhorar, o que eu deveria deletar. Chego a escrever milhares de vezes até ficar saturada de um assunto, pular pro próximo e depois voltar para o mesmo assunto, tentando atingir o meu melhor, mesmo que cegamente.

Só que hoje sem um assunto que me faça escrever e reescrever várias vezes — também pela falta desse algo mais — eu decidi que é muito mais bonito quando as palavras escorrerem pelos dedos e alcançam o seu ápice, tornando-as mais atraentes pela sua própria força do que ficar me cobrando incansavelmente sobre o que nunca vai ser perfeito.

“Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando.” (Pablo Picasso)

Inspirar-a-ação

Um subtítulo um tanto bagunçado, mas que reflete basicamente o que eu disse no inicio desse texto. A inspiração pode nunca chegar até eu encontrar esse “algo mais” para escrever, mas o que realmente importa é que tomei uma ação, ou seja, estou trabalhando para, quem sabe, daqui algumas horas, dias ou até meses, ela volte.

Eu poderia ter ficado sentada e não ter escrito nada, mais uma vez. Só que eu deixei uma semana passar, não queria perder mais outra semana por não ter algo legal para falar, pois não há um dia determinado para inspiração chegar e dizer: “Oi, voltei! Vamos nos mexer!”

Então, se você quer fazer algo — qualquer coisa por mais que possa parecer algo pequeno — não fique esperando você acordar e dizer: Hoje eu acordei inspirado. Incite a sua inspira-ação! Pode não haver uma vitória espetacular, você pode não ter êxito nenhum, mas a proposta é apenas criar uma motivação para uma ação com um objetivo em específico.

Pessoalmente, sei que tenho muitos textos que não são dignos de aplausos (claps) e que talvez, muita gente não vai gostar e podem dizer: “ela precisa melhorar” ou “ por que você escreve mesmo?”. Eu preferi tentar sem inspiração mesmo e agir, mesmo que as pessoas leiam e não digam nada sobre ou não leiam e aquelas que chegarem a ler também não tentem buscar a sua própria inspiração, tenho consciência disso. Só que as palavras não são apenas para serem admiradas porque você fala bonito ou porque você escreve com palavras difíceis, são para serem absorvidas, usadas e transformadas.

As pessoas que realmente fizeram a diferença nesse mundo, algum dia elas (re)criaram, lutaram e mudaram o que precisava ser feito, provavelmente elas não diriam, mas também já devem ter faltado algum tipo de inspiração, só que elas resolveram não ficar paradas. Essas pessoas que fizeram a diferença tomaram uma ação e talvez, nem sempre tenha dado certo na primeira vez.

Esse texto vai como saiu: cru e sem correções. Real. Sem busca de palavras que se adequam, sem reescrever cada parágrafo achando que poderia ficar melhor, talvez poderia. Por isso, eu não vou ser tão cuidadosa para não me cobrar por algo inatingível, perfeito. Não há muito o que se fazer, tudo o que posso é escrever, ou seja, tomar uma ação para gerar a inspiração em mim e talvez, se quiser, em você também.

Se você gostou do conteúdo e quer me ajudar, dê alguns aplausos/likes (claps) ou compartilhe nas suas redes sociais. Até a próxima!❤

--

--

Ana Tamires
Ninho de Escritores

Jornalista |Social Media| Amante da cultura pop e geek. | Sempre tive vontade de ter um livro publicado e vim parar aqui. Contato: anatata95@gmail.com