Venha escrever com o Ninho de Escritores

Tales Gubes
Ninho de Escritores
4 min readMar 14, 2017

Era uma vez um garoto que sonhava em ser escritor famoso. O garoto estudou comunicação social, perdeu a fé na própria escrita, estudou expressão gráfica, cultura visual e sexualidade, virou professor, recuperou a fé na própria escrita e criou uma escola para que outras pessoas — crianças, adultas, idosas — possam aprender a escrever melhor sem medo.

Esse garoto sou eu e a escola é o Ninho de Escritores.

O Ninho de Escritores começou com uma ideia simples: reunir pessoas que quisessem experimentar um formato de aprendizagem que não passa pela figura do professor-autoridade nem pelo currículo predefinido. Com o tempo, o Ninho foi ganhando diversos projetos diferentes, cada um com um nome: Escrita Narrativa com Temática Queer, Ninho Online, Escrita Gourmet, Expresso, Escrita pela Cidade… e a Jornada.

A proposta inicial da Jornada era montar um grupo em que cada participante estivesse empreendendo seu próprio processo de aprendizagem. Uma trilha individual apoiada pelos encontros e trocas de grupo.

Desde então, a Jornada foi dividida em dois processos separados.

De um lado, temos o Voo Solo, que é um acompanhamento individual para a concretização de projetos de escrita. Seja um livro, um conto ou um projeto de doutorado, o Voo Solo existe para que seu processo cresça a partir dele mesmo, ou seja, é um processo de mentoria para o aprimoramento de uma escrita específica.

Os encontros coletivos do Ninho de Escritores seguiram com o nome Jornada, mas ele dá uma ideia errada do que os encontros propõem. Jornada é algo com começo, meio e fim e essa não é a proposta do Ninho.

Por isso, os encontros coletivos agora chamam-se Círculo do Ninho de Escritores. Se não por nada mais, porque os participantes dos encontros sentam em círculo, de modo que todos possam interagir e contribuir para o aprendizado uns dos outros.

O círculo é um formato poderoso porque coloca todos os envolvidos em uma mesma posição de hierarquia. Não é uma sala inteira voltada para um sujeito superior. São pessoas em roda trazendo suas experiências para enriquecer a qualidade do grupo.

O Círculo do Ninho acontece com foco no acolhimento e na prática deliberada. Todos são bem-vindos sem distinção de nível de habilidade. O Círculo é um espaço e um momento de aprender a escrever melhor e fazemos isso do único jeito possível: escrevendo e analisando textos escritos.

Esse aprender melhor não significa alcançar um mesmo patamar para todos os envolvidos, pois cada um crescerá na medida e na possibilidade de suas habilidades atuais. Nosso trabalho é contribuir para que todas as pessoas, mesmo as com mais tempo de experiência na escrita, tenham o que aprender e desenvolver no grupo.

Para que o círculo funcione, nós fazemos alguns acordos. Para não precisar repeti-los sempre, gravei um vídeo que os explica.

O Círculo é um momento de prática e de troca. Escrita não é algo que se aprende uma vez e pronto, mas uma arte para ser desenvolvida durante toda uma vida. Por isso o Círculo acolhe pessoas novas a qualquer momento: porque tudo que uma pessoa precisa para começar a aprender junto com o Ninho de Escritores é a disposição para entrar no processo. Por isso, também, os participantes podem se despedir do Círculo a qualquer momento: porque quem aprende é que diz qual é o momento de priorizar o que na própria vida.

O Círculo não é gratuito. Eu amaria se fosse, mas sustentar um espaço e reservar um tempo todas as semanas para que os encontros aconteçam tem seu custo. Por ora, quem sustenta o Ninho de Escritores são os participantes e os apoiadores.

Como é um encontro do Círculo do Ninho de Escritores?

Cada dia é diferente. Nós conversamos, escrevemos, fazemos desafios, aprendemos a ler com atenção e a criticar com carinho. Nós comemos bolos feitos pelos participantes e tomamos café, suco, água. Às vezes passamos o encontro inteiro rindo, em outros momentos choramos.

O Círculo não é um curso. É uma experiência de estar junto com pessoas que sonham um lugar de prioridade na vida para a escrita.

Se você quiser conhecer o Círculo do Ninho de Escritores, será bem-vindo para um encontro experimental gratuito. Se fizer sentido para você e para nós, você pode se juntar ao grupo.

O primeiro passo é se inscrever no site do Ninho. Depois disso, entrarei em contato por e-mail para combinar o primeiro encontro.

Você quer escrever com a gente?

--

--

Tales Gubes
Ninho de Escritores

Um olhar não-violento para uma vida mais livre, honesta e conectada. Criador do Ninho de Escritores, da Oficina de Carinho e do Jogo pra Vida.