“A Vida e a História de Madam C.J. Walker”: 3 Aprendizados que Tiramos da Série

Baseada na história de vida da empresária americana “Sarah Breedlove”, a minissérie da Netflix retrata a história da primeira mulher negra a se tornar milionária no país, no início do século XX.

Lari Carlotti
Nisia
5 min readMar 24, 2020

--

Ouça essa história 👇

“A Vida e a História de Madam C.J. Walker” — Narrada por Raquel Carlotti.
Créditos da Imagem: Rede Nísia

Ao procurar uma solução para sua queda de cabelo ela conhece Addie, dona de uma empresa de produtos capilares destinados às mulheres negras do Missouri. Sarah decide lavar as roupas de Addie em troca de um tratamento para sua queda de cabelo.

A mulher de 36 anos, que já tinha passado por muitas coisas na vida, aparece radiante nas primeiras cenas, feliz por enfim conseguir resolver esse problema e ganhar novamente sua autoestima.

Sarah é uma mulher incomum. Quando o assunto é determinação, ela é muito marcante por conta de sua personalidade e vontade de mudar de vida. Ela tem sonhos ambiciosos, e deixa rastros por onde passa.

Créditos da Imagem: Netflix

Falante, sonhadora, corajosa e com uma imaginação muito fértil, apesar de todos os sofrimentos que já vivenciou, Sarah não perde a capacidade de enxergar possibilidades na vida. Para completar, ela vai fundo no que se propõe a fazer, e, por isso, aprende como conquistar as mulheres da vizinhança e logo se torna rival de Addie na venda de produtos capilares, quando esta não quis fazer negócios com Sarah.

Existem centenas de aprendizados que podemos tirar de “A Vida e a História de Madam C.J. Walker”, mas elencamos os três que mais nos chamaram a atenção e que são importantes para nós.

1. Se Beneficie do Incerto: Adote uma mentalidade anti-frágil

Mesmo diante de tantos motivos para desistir, Sarah nos impressiona com a sua capacidade de lidar com os imprevistos. Addie não quis trabalhar com ela. Sua casa pegou fogo. Seu marido a traiu. Chegou a hipotecar sua nova casa para conseguir alugar o espaço que viria a ser sua “fábrica que empregaria centenas de pessoas negras”.

Sim, ela passou por muitos momentos de incerteza, mas em momento nenhum aquilo pareceu ser um problema. Pelo contrário, parecia que quanto mais movediço era o caminho que ela estava percorrendo, mais rápido ela corria em direção ao que queria construir. Mesmo que ela ainda não conseguisse ver ter a visão do todo naquele momento.

Tudo isso para falar sobre como temos o que aprender com Sarah, afinal, na cultura moderna e digital de trabalho que vivemos hoje, será que somos resilientes para lidar com o desconhecido? Será que aceitamos as adversidades e enxergamos nossos erros como alavancas para um caminho de sucesso?

Se você quer aprender mais sobre como trabalhar essa resiliência dentro de você, ouça o podcast Jukebox que produzimos sobre a resiliência por trás da história e da carreira da cantora Elza Soares.

Créditos da Imagem: Netflix

2. Treine a sua Capacidade de Sonhar

Outro ponto que nos chamou muito a atenção foi a imaginação da Sarah, o que é consequência também da sua paixão por crescimento e expansão. Ela é maníaca por isso, simplesmente.

O tempo todo, a empresária cita suas referências e profere em voz alta seus sonhos e desejos para que todos ouçam. Além disso, a sua autoconfiança no processo também é resultado de anos de experiência e aprendizado.

A imaginação foi o que manteve Sarah viva durante as dificuldades que passou antes de conseguir um financiamento para abrir sua fábrica. Mesmo quando tudo parecia estar em seu máximo potencial, ela continuava sonhando em crescer e ampliar seu negócio ainda mais.

Porém, sonhar por sonhar não foi o que levou ela a conquistar seus objetivos. Ela sabia o que fazer com aquele sonho, e o que não sabia, se propos a aprender. Sua capacidade de abstração era inigualável. E aumentar sua capacidade de abstrair vem da ampliação do seu próprio repertório. É treino, é suor. Não é um dom ou um passe de mágica.

Créditos da Imagem: Netflix

Aqui na Mastertech acreditamos no conceito de Ilha do Conhecimento, cunhado pelo físico brasileiro Marcelo Gleiser. Ele diz que quanto mais conhecemos do mundo, ou seja, quanto mais crescemos nossa ilha ~ ou repertório ~ mais aumentamos o mar ao nosso redor, ou seja, nossas dúvidas, coisas que não entendemos e não conhecemos. O caminho para o conhecimento é uma via de mão única. Quanto mais ampliamos nossos repertórios, melhor é nossa capacidade de abstrair, e melhores e mais reais se tornam os nossos sonhos.

Sonhar é uma habilidade, e deve ser desenvolvida como tal.

3. Aumente seu Poder de Tomar Decisões Logicamente

Conforme amadurece e se depara com algumas decisões sobre o futuro, Sarah nutre uma capacidade de pensar logicamente sobre beleza, casamento e a sua carreira de empresária.

Independente, forte e corajosa, ela não quer que a sua vida se limite a ser uma esposa, afinal, seus objetivos vão muito além de ficar em casa cuidando da filha. Durante conversas com suas amigas e clientes, Sarah várias vezes questiona o que as outras mulheres dizem e pensam sobre si mesmas. A questão para ela não é só sobre se questionar o tempo todo. É sobre as mulheres aprenderem a fazer as perguntas certas.

No mundo rápido e volátil de hoje ~ e naquele tempo para as mulheres ~ precisamos ter controle das nossas decisões, e mais do que isso, aprender a aplicar lógica nos nossos processos de decisão. Se queremos resultados palpáveis nas nossas vidas e carreiras, precisamos fortalecer nossos processos decisórios, abrir mão de controle, aprender com nossos erros e manter o foco em tomar decisões boas rapidamente. Use heurísticas como experiências para aprender e evoluir. E se você errar, levante e tente de novo.

Para nós, isso resume bem a essência da vida da Sarah Breedlove, a mulher corajosa e inspiradora que mesmo diante de tantas dificuldades, não abaixou a cabeça e fez o que esperavam que ela fizesse. Quem diria que uma história como essa, do começo do século XX, seria tão atemporal e verdadeira em 2020.

Sabemos que a Sarah é uma exceção, e espero ter conseguido traduzir algumas das mensagens da série para que você possa usar na sua vida pessoal e profissional de forma pragmática.

E você, já conhecia essa história? Marca aí nos comentários quem precisa conhecer esses 3 aprendizados da história da Madam C.J. Walker, e comente aqui quais lições valiosas você tirou da série ⚡

Obrigada! 👏👏👏

Venha conversar e transformar o mundo com a gente! Compartilhe esse post com suas redes de mulheres e comunidades, e se lembre de deixar aquelas palmas de incentivo. Isso nos ajuda a ver quais conteúdos são mais relevantes para você :)

--

--