Motherboard: a Mãe da Computação

Lari Carlotti
Nisia
Published in
2 min readMay 10, 2020

Por que a placa mãe é chamada de mãe?

Ouça essa história 👇

Motherboard: a Mãe da Computação — Narrada por Larissa Carlotti.
Créditos da Imagem: hbr.org

Esse ano, o Dia das Mães será diferente. E, sendo um período de muitas reflexões, queremos te trazer uma que está na nossa cabeça a algumas semanas: Por que a placa mãe tem esse nome? Quais significados isso carrega? Quando comecei a pesquisar as etimologias de termos muito usados em tecnologia, logo percebi um padrão. Humanizamos peças, componentes, linguagens, e colocamos em pedaços metálicos os significados que carregamos como sociedade.

Placa Mãe: Quando as coisas dão m****, é ela que garante que o sistema todo continua funcionando, mesmo que um componente esteja com problemas. Te lembra alguém?

Nos anos 2000, essa nomenclatura já era motivo de discussões em muitos fóruns da internet. Um usuário respondeu aquilo que resume o motivo de eu escrever esse texto:

P: Por que placa mãe se chama placa mãe e não placa pai?

R: Porque todo mundo sabe que a mãe da família é quem aguenta todas as merdas.

Apesar dos inúmeros avanços que já tivemos na relação entre mercado-maternidade, e mesmo fora do contexto de trabalho, mães no imaginário coletivo dos últimos 20 anos (desde que essa resposta foi escrita) ainda permanecem iguais. Mães são santas. Mães não podem errar. Mães aguentam todas as merdas para que o sistema continue funcionando.

Tecnologia está repleta de analogias etimológicas com o mundo real: cliente-servidor, macho-fêmea, placa mãe e placas filhas. Parece inocente, sempre parece. Mas cada vez que damos a essas peças de metal e plástico esses nomes, as damos significâncias embutidas que elas não merecem.

Esse Dia das Mães é um dia especial para nós. Pois aceitamos as placas mães das nossas vidas como elas devem ser. Essenciais, porém falhas. Funcionais, porém humanas. Poderosas, porém vulneráveis. E antes de mães, mulheres. De verdade, de pele e osso, como todos nós.

A todas as filhas, filhos, mães, avós, tias e mulheres da rede Nísia: que vocês possam celebrar o Dia das Mães com consciência, expectativas reais e gratidão.

Um grande abraço,

Rede Nísia

--

--